Quintanilha pede providências urgentes para acampamentos ao longo de estradas
O senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) pediu, segunda-feira (21), providências urgentes para os milhares de casebres de palha e lona que estão surgindo ao longo de rodovias estaduais, estradas vicinais e até rodovias federais como a Belém-Brasília.
- Esse verdadeiro exército de rotos e famintos à procura de rumo e alento está se transformando num problema social de grande vulto que o governo precisa resolver, com rapidez - disse o senador.
Para Quintanilha, o modelo de reforma agrária que vem sendo adotado no Brasil não está dando certo, pois os assentados não conseguem obter renda por si próprios, vendem sua terra e voltam para os acampamentos.
É inadmissível, de acordo com o senador, que, num país cuja riqueza está no campo, o governo não consiga reunir condições de fixar o homem no campo com dignidade e condições mínimas de sobrevivência como abastecimento de água e energia elétrica, postos de saúde e escolas.
- Eles migram porque acham que na cidade será melhor - disse.
Em vez de serem atendidos, ressaltou o senador, os trabalhadores rurais sem terra criam bolsões de miséria nas periferias urbanas, pressionando a infra-estrutura de serviços públicos, de modo que ninguém é bem atendido, nem os habitantes das cidades nem os migrantes do campo.
Como exemplo desse fenômeno, Quintanilha citou a cidade de Brasília, que há 20 anos era exemplo de serviços públicos de qualidade no Brasil.
- Hoje é bem diferente, houve um inchaço e a qualidade de vida baixou, desde o atendimento hospitalar até escolas, estradas e moradia - disse.
Em aparte, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) afirmou que as pessoas não permanecem no campo porque faltam assistência técnica, financiamento de safra e condições adequadas para viver.
21/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
QUINTANILHA PEDE PROVIDÊNCIAS DA ONU PARA PROTEGER TIMOR LESTE
Serys pede providências para estradas
QUINTANILHA LAMENTA ABANDONO DE ACAMPAMENTOS DE SEM-TERRA
Mauro Miranda pede providências para conservação e restauração de estradas
QUINTANILHA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO PAÍS
Quintanilha defende ações urgentes para a inclusão social do idoso