Rádio Senado apresenta a reportagem especial 'Livro - O caminho do conhecimento'



A Rádio Senado apresenta nesta sexta-feira (26), às 18h, a reportagem especial 'Livro - O caminho do conhecimento', que vai analisar possíveis ações para aumentar o índice de leitura da população brasileira e facilitar o acesso a livros.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (realizada pelo Instituto Pró-Livro), o ato de ler tem significado positivo para 75% dos brasileiros que, em sua maioria, associam a leitura a uma fonte de conhecimento. Entretanto, o estudo também mostrou que apenas 55% dos 5.012 entrevistados em 311 municípios leram pelos menos um livro nos últimos três meses.

Fazer o brasileiro ler mais é um sonho histórico de educadores de todas as regiões do país e também é uma preocupação permanente do Senado Federal. O que fazer para melhorar o índice de leitura dos brasileiros? Como facilitar o acesso aos livros? É o que vai tentar responder a reportagem especial "Livro - O caminho do conhecimento", do jornalista Maurício de Santi. A reportagem será reprisada no sábado (27), às 10h, e no domingo (28) às 17h.

A Última Tentação de Cristo

Já o programa Prosa e Verso desta semana apresenta a adaptação radiofônica de uma das cenas do polêmico livro A Última Tentação de Cristo, do escritor grego Nikos Kazantzakis. O Prosa e Versovai ao ar no sábado (27), às 9h, com reprise no domingo (28), às 16h. Mas o programa já pode ser ouvido no portal da Rádio Senado na internet a partir da sexta-feira (26).

Publicado em 1951, A Última Tentação de Cristo mostra uma história alternativa de Jesus vivendo como um homem casado e comum. O livro foi incluído pela Igreja Católica no chamado Index Librorum Prohibitorum, sua lista de livros proibidos, extinta em 1966.

Em 1955, a Igreja Ortodoxa grega excomungou Kazantzakis. Em 1998, o romance ficou conhecido mundialmente por meio da adaptação cinematográfica de Martin Scorsese.

O programa Prosa e Verso traz toda semana adaptações de contos, crônicas e outras obras literárias para o rádio.

A Rádio Senado FM pode ser ouvida em Brasília - DF (91,7 FM), em Natal - RN (106,9 FM) e em Cuiabá - MT (102,5 FM). A Rádio Senado Ondas Curtas (OC) pode ser sintonizada nas Regiões Norte e Nordeste em um receptor de rádio que tenha faixa para ondas curtas. A frequência é a de 5.990 KHz, na faixa de 49 metros. Toda a programação da Rádio Senado pode ser ouvida também na internet: www.senado.gov.br/radio e também via antena parabólica comum.



25/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o fenômeno "bullying"

Rádio Senado apresenta reportagem especial sobre o continente Antártico

Cremação é tema de reportagem especial na Rádio Senado

Revolta da Chibata é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Rádio Senado homenageia Lúcio Costa com reportagem especial

Profissão de vaqueiro é tema de reportagem especial da Rádio Senado