Rádio Senado debate Universidade para Todos



A medida provisória (MP 213/04) que institui o Programa Universidade para Todos (Prouni) já está no Congresso. A medida regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior, obrigando, por exemplo, as instituições filantrópicas a destinarem 10% de sua receita bruta para financiamento de bolsas integrais a alunos carentes.

A matéria já estava em análise na Câmara dos Deputados, por meio de um projeto de lei, mas o governo resolveu editar a MP para que as novas regras fossem aplicadas nos primeiros vestibulares de 2005. Diversas entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), condenaram a decisão do governo, acusado de abusar do uso de medidas provisórias. Além disso, representantes de instituições de ensino temem que, com a medida, sejam obrigados a cortar alguns benefícios para poderem cumprir a porcentagem de bolsas integrais a serem oferecidas.

É sobre este assunto que a Rádio Senado realiza seu debate na segunda-feira (20), no programa Conexão Senado que vai ao ar a partir do meio-dia.

Participam da discussão o presidente da UNE, Gustavo Petta, e a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Mara Regina Rösle. Também foram convidados o ministro da Educação, Tarso Genro, e os senadores Osmar Dias, presidente da Comissão de Educação do Senado, e Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação.

O ouvinte também pode participar do programa e tirar suas dúvidas pelo e-mail conexã[email protected] ou pelo telefone 311-1182, e através do fax 311-2777.

16/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado debate as novas regras para as eleições

Rádio Senado debate meios para combater a pedofilia

Rádio Senado debate ideias para desafogar o Judiciário

Rádio Senado debate perspectivas para o desenvolvimento econômico nacional

Rádio Senado debate as conseqüências do reajuste do salário mínimo previsto para 2009

Número de varas da Justiça para casos de violência doméstica em debate na Rádio Senado