Rádio Senado debate ideias para desafogar o Judiciário



Juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores firmaram um acordo para julgar, ao longo de 2009, todos os processos judiciais distribuídos em todas as instâncias até o final de 2005. Atualmente, em torno de 67 milhões de processos aguardam decisão judicial no Brasil. O programa Conexão Senado, da Rádio Senado, ouve a opinião de especialistas e senadores para apontar possíveis causas da morosidade do Poder Judiciário e discutir se é possível atingir essa meta. O programa vai ao ar na próxima segunda-feira (2), às 8h.

Também na segunda-feira, o programa Fique por Dentro da Lei explica como ser beneficiado pela reforma agrária. Em entrevista à Rádio Senado, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Tocantins, José Roberto Forzani, explica o processo de assentamento e os direitos e deveres dos assentados. O programa vai ao ar às 10h.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher - celebrado em 8 de março -, o programa Pergunte ao Doutor faz um alerta às mulheres sobre a Aids. O convidado do programa é o ginecologista Luciano Góes, especialista em envelhecimento. Levantamento recente feito pelo Ministério da Saúde mostra que, na última década, o índice de infecção pelo vírus HIV triplicou entre mulheres com mais de 50 anos de idade. Além disso, 72% delas afirmaram não usar preservativo em relações com parceiros casuais. Diante disso, o ministério lançou em parceria com a Secretaria Especial de Política para as Mulheres uma campanha de prevenção à Aids com o slogan "Sexo não tem idade para acabar. Proteção também não". A entrevista vai ao ar na quarta-feira (4), às 7h30.

No fim de semana, os destaques da programação cultural são os programas Escala Brasileira e Brasil Regional. O músico paulista Isaac Brasil apresenta no Escala Brasileira o seu mais recente trabalho Deus, Viola e Violão. Trata-se de um trabalho temático com estética caipira. Já o Brasil Regional apresenta o grupo baiano de samba de roda Suerdieck. Os programas vão ao ar no sábado (28) às 20h, e no domingo (1) às 8h, respectivamente.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5.990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.



27/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado debate o fim do nepotismo no Judiciário e a manutenção da verticalização nas eleições deste ano

Comissão de juristas deverá propor medidas para desafogar o Judiciário

Objetivo da arbitragem não é 'desafogar' Judiciário, diz representante da Câmara Americana

Rádio Senado debate Universidade para Todos

Rádio Senado debate as novas regras para as eleições

Rádio Senado debate meios para combater a pedofilia