Raimundo Colombo protesta contra favorecimento da Bahia no recebimento de verbas da defesa civil



O senador Raimundo Colombo (DEM-SC) criticou fortemente o Ministério da Integração Nacional por ter destinado, este ano, 90% dos recursos de defesa civil para a Bahia. Em 2009, dos R$ 59 milhões liberados pelo ministério, R$ 53 milhões foram para a Bahia, informou o senador.

- Não tenho nada contra a Bahia, mas vamos ser sinceros: o dinheiro público não pode ser utilizado desse jeito. O ministro é da Bahia, destina todos os recursos para seu estado - afirmou o parlamentar, para quem "parece que o governo federal não gosta de Santa Catarina". Ele se referiu ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que concorre ao governo da Bahia.

Raimundo Colombo afirmou que últimas chuvas castigaram 50 municípios catarinenses, dos quais 14 já decretaram estado de emergência. Foram atingidas 120 mil pessoas, das quais cinco mil estão desalojadas.

O senador lamentou que, mesmo depois de o Tribunal de Contas da União ter confirmado a má gestão do dinheiro público, "direcionada apenas com critério político", o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "passe a mão na cabeça do ministro", dizendo ser natural que ele encaminhe a maioria dos recursos para seu estado.

- É natural coisa nenhuma! - protestou o senador.

Raimundo Colombo lamentou ainda a justificativa dada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, ao ser indagado por jornalistas catarinenses por que não enviou dinheiro para o estado. Segundo o senador, o ex-ministro afirmou que os catarinenses não enviaram projetos ao ministério.

- Nos chama ainda de incompetentes! - reclamou.

Para Raimundo Colombo, trata-se de "discriminação irresponsável, antipatriótica". Disse estar indignado e enojado com a situação. Afirmou que irá convidar a secretária de Defesa Civil do Ministério de Integração Nacional, Ivone Maria Valente, que também seria da Bahia, para explicar porque quase todos os recursos da pasta foram destinados a apenas um estado da federação, que não sofreu calamidade à época.

Raimundo Colombo recebeu o apoio, em aparte, do senador Neuto de Conto (PMDB-SC).



27/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raimundo Colombo protesta contra bloqueio de emendas

Raimundo Colombo diz que Contestado foi a maior revolta civil da República

Raimundo Colombo é contra criação de nova CPMF ou de qualquer outro imposto

SUPLICY PROTESTA CONTRA FAVORECIMENTO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS

Raimundo Colombo reassume mandato

Raimundo Colombo defende aprovação de PEC da Juventude