Randolfe cobra providências para redução de tarifas de voos na região amazônica



O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-PA) cobrou em Plenário, nesta quinta-feira (9), a adoção de medidas pelo governo federal para possibilitar a redução dos preços das passagens nos voos na região amazônica.

De acordo com ele, existe atualmente um duopólio no transporte aéreo de passageiros na região praticado pelas companhias TAM e Gol o que faz com que as tarifas cobradas em voos na Amazônia sejam elevadíssimas, equiparáveis aos preços de passagens do Brasil para a Europa.

Na avaliação do parlamentar, o problema dos altos preços das passagens aéreas na região amazônica poderia ser resolvido com a implementação de algum mecanismo de controle governamental, que estabelecesse tetos para os preços das passagens.

— É um absurdo uma passagem, por exemplo, de Macapá para Belém, de meia hora de voo, custar de mil a 1.200 reais em nome da chamada lei da oferta e da procura. Isso é um retrato do que significa a política de retirar o Estado de tudo; do que significa deixar tudo a mercê do mercado — disse.

Em seu pronunciamento, Randolfe Rodrigues informou que foi aprovado requerimento de sua autoria e dos senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Jorge Viana (PT-AC) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) solicitando a realização de audiência pública para ouvir representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), das companhias aéreas TAM e Gol e da Secretaria de Aviação Civil.



09/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto contribui para a redução do desmatamento na região amazônica

Anibal Diniz cobra conclusão da BR-364, na região amazônica

Papaléo cobra maior proteção à biodiversidade da região amazônica

Randolfe condena repressão a protestos contra aumento de tarifas

Serys alerta para cobiça sobre a região amazônica

GILBERTO MIRANDA PEDE PRIORIDADE PARA A REGIÃO AMAZÔNICA