Serys alerta para cobiça sobre a região amazônica
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez nesta sexta-feira (21), em Plenário, um alerta aos brasileiros sobre o que classificou como -a cobiça dos Estados Unidos- em relação à água e à biodiversidade da Amazônia, advertindo que a região pode ser o objeto da próxima invasão norte-americana.
- E o que vamos fazer? Ficar olhando? Protestar nas Nações Unidas? Precisamos nos preparar - recomendou a senadora.
Ela citou artigo do professor Said Barbosa Dib, segundo o qual o verdadeiro motivo da invasão do Iraque seria a necessidade de reverter a decisão do presidente iraquiano Saddam Hussein de adotar, em 2000, o euro e não mais o dólar em suas transações de petróleo. O presidente norte-americano George Bush temeria, de acordo com o articulista, que a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) possa tomar a mesma decisão.
Segundo o artigo, isso levaria o dólar a perder 20% a 40% de seu valor, abalando a confiança dos investidores que hoje sustentam a economia norte-americana e financiam, sem inflação, os gigantescos déficits comercial e público dos Estados Unidos. Por esse motivo, a Alemanha e a França, que defendem o euro, se oporiam à guerra e a Grã-Bretanha, que não adotou o euro, a apoiaria.
Energia
Serys conclamou os deputados estaduais de Mato Grosso a derrubar o veto do governador Blairo Maggi a um projeto de sua autoria, quando era deputada estadual, reduzindo o ICMS sobre energia elétrica e telefonia, dos atuais 30%, para uma alíquota máxima de 17%, como vigora nos demais estados da União.
Ela relatou que o governador anterior, Dante de Oliveira, elevou o ICMS sobre energia elétrica para 30%, alíquota que, por um cálculo -por dentro-, termina sendo de 42,85% para consumidores acima de 500kwh, o que onera muito a cadeia produtiva, em um momento em que novos municípios de Mato Grosso, como Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum -explodem de produção-.
Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) observou que serão os jovens a morrer na guerra. Por isso, afirmou, são eles que vêm promovendo demonstrações pacifistas no mundo inteiro. Ele sugeriu que os jovens brasileiros protestem contra os EUA boicotando a Coca-Cola e lojas de fast food .
21/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon: Lula precisa estar alerta para "os avanços da cobiça internacional sobre a Amazônia"
CRE REALIZA SEMINÁRIO SOBRE REGIÃO AMAZÔNICA
Prêmio seleciona projetos de artes visuais sobre a região amazônica
ADEMIR CRITICA POSIÇÃO DE ONGS SOBRE OBRAS NA REGIÃO AMAZÔNICA
Projeto contribui para a redução do desmatamento na região amazônica
GILBERTO MIRANDA PEDE PRIORIDADE PARA A REGIÃO AMAZÔNICA