Randolfe propõe que gastos com livros técnicos sejam deduzidos do IR
A aquisição de livros técnicos e didáticos diretamente ligados à profissão e à instrução do contribuinte, ou de seus dependentes, poderá ser deduzida do Imposto de renda. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado 549/2011, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Na justificativa do projeto, o autor diz que o objetivo da proposta é possibilitar a um número maior de pessoas acesso a conhecimento e atualização profissional por meio dos livros, com um custo menor.
Randolfe diz que a medida pode ajudar, de maneira especial, a classe dos professores. "Os baixos salários que os professores recebem contrastam com a constante necessidade de atualização para que possam repassar conhecimento a seus alunos", argumenta o senador.
O senador acrescenta que o contribuinte que tem estudante como dependente também vai se beneficiar. Ele destaca o alto custo da formação universitária e lembra que "um atlas de anatomia humana, livro básico para o curso de medicina, chega a custar R$ 350,00, e um livro de Direito Constitucional conceituado não custa menos de R$ 100,00". Com a possibilidade da dedução dessas despesas no imposto, Randolfe diz que o projeto poderá "ampliar o acesso aos livros técnicos e didáticos, proporcionando uma maior qualificação de profissionais e estudantes".
A matéria está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), sob a relatoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Se aprovado, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
19/01/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gastos com livros técnicos e didáticos poderão ser deduzidos do Imposto de Renda, propõe Randolfe
César Borges propõe que gastos com medicamentos para doenças graves sejam deduzidos do IR
Gastos educacionais com "apadrinhados" poderão ser deduzidos do Imposto de Renda
INSS para dependente e gastos com medicamentos de uso contínuo poderão ser deduzidos do IR
Despesas com livros técnicos poderão ser abatidas do IR
MEC seleciona livros para alunos de cursos técnicos até 15 de julho