Raupp alerta para crise nas clínicas de hemodiálise



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que a manutenção das clínicas de hemodiálise, para tratamento de pacientes com doenças renais crônicas, está praticamente inviabilizada pela escassez de recursos, aumento nos preços dos medicamentos e dificuldades nos repasses do Ministério da Saúde. O Centro de Hemodiálise de Vilhena (RO), disse o senador, está sob risco de fechamento em função da crise.

Na opinião do senador, os problemas financeiros enfrentados pelo país não justificam a situação.

- Estamos cansados de ouvir que as dificuldades da saúde pública continuam sendo fruto da insuficiência de recursos. Onde está o dinheiro proveniente da CPMF? A saúde é ou não uma obrigação do Estado? - questionou.

Raupp alertou para a gravidade do quadro, que atinge os cerca de 65 mil pacientes renais carentes de tratamento em clínicas de diálise do Sistema Único de Saúde e que pode resultar em tragédias como a já ocorrida em Caruaru, onde várias pessoas morreram por conta de contaminação nos aparelhos usados na hemodiálise.

- É necessário que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel, a fim de evitar uma nova tragédia social, valorizando a vida de milhares de pacientes renais crônicos no Brasil - sustentou o senador, para quem o presidente da República pode tomar providências para que os recursos acompanhem o aumento do preço dos medicamentos e para que os profissionais tenham uma melhor remuneração.



17/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo alerta: as clínicas de hemodiálise ameaçam fechar as portas

Raupp cobra construção de gasoduto e alerta para crise energética

Raupp cobra gasoduto Urucu-Porto Velho e alerta para crise energética

Osmar Dias vai cobrar de ministros saída para crise do Hospital das Clínicas de Curitiba

Valdir Raupp alerta para fim do imposto sindical

Consumidor: Procon-SP alerta: Clínicas de Estética não fazem milagres