AMORIM ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO EM RONDÔNIA



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) defendeu o programa de reforma agrária do presidente Fernando Henrique Cardoso, mas cobrou do governo uma solução urgente para o caso do imóvel Seringal Novo (antigo Porto Franco), no município de Campo Novo (RO), que foi invadido por cerca de 150 famílias de agricultores.

Segundo Amorim, a área se encontra, hoje, "sob terrível tensão", pois o proprietário legítimo da fazenda tem em curso uma ação judicial requerendo a reintegração de posse de sua propriedade. "É preciso pressa na solução do conflito, antes que novo sangue venha a manchar o programa de reforma agrária, como já aconteceu em Corumbiara e Carajás".

Amorim lembrou queum decreto presidencial de 26/12/94, emitido durante a gestão do presidente Itamar Franco, considerou a propriedade como área de interesse social para fins de reforma agrária, mas "por razões burocráticas, o caso se arrasta até hoje sem solução.É necessário que a reforma agrária seja desburocratizada", enfatizou.

Conforme o senador, desde 1995 o Incra (Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária) já dispunha dos Títulos da Dívida Agrária (TDA) para ajuizar a ação de desapropriação, mas inexplicavelmente isso não aconteceu até hoje. "Contactarei o ministro Raul Jungmann, com urgência, para buscar uma solução, pois existe um conflito à vista que não interessa à Nação e muito menos à causa da reforma agrária", ressaltou.



16/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMERO JUCÁ ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO EM RORAIMA

CARLOS BEZERRA ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO POR TERRAS

Antero alerta para risco de conflito de terras em Mato Grosso

Paim alerta para risco de conflito entre poderes se PEC paralela não for aprovada

Raupp alerta para risco de chacina de garimpeiros em Rondônia

Amorim: conflito entre Colômbia e Equador deve ser contido para não se alastrar