Raupp critica lei americana sobre imigrantes ilegais



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), primeiro orador dasessão plenária desta sexta-feira (7), criticou projeto de lei aprovado em meados de dezembro pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos sobre o controle de imigração naquele país e que será ainda votado pelo Senado norte-americano. Raupp registrou que a proposta recebeu 239 votos favoráveis e 182 contrários, e afirmou que, se ela virar lei, mais de 11 milhões de imigrantes ilegais no país poderão ser considerados criminosos.

Segundo Raupp, a Comissão de Justiça do Senado já emitiu sua opinião e recomendou mudanças positivas no projeto.

- Caberá ao Plenário do Senado dos Estados Unidos a grande responsabilidade de se posicionar de maneira mais liberal a respeito de uma questão que preocupa grande parte do mundo - observou.

Entre outras medidas, explicou Raupp, o projeto prevê a construção, na fronteira com o México, de um muro com mais de mil quilômetros de extensão, com duas paredes elevadas, divididas por uma vala, com sistema de câmeras, sensores, iluminação e policiamento vinte e quatro horas por dia. De acordo com a proposta, disse o senador, a permanência nos Estados Unidos de forma ilegal será considerada delito grave, quando, pela atual legislação, é qualificada apenas como uma violação civil.

Raupp informou que o presidente George W. Bush apóia o projeto, apesar dos protestos realizados naquele país por instituições como a Igreja Católica, a Câmara de Comércio Americana, entidades defensoras dos direitos civis e dos estrangeiros, além de estudantes e intelectuais.

Neste sábado (8), destacou o senador, em Los Angeles, representantes da comunidade hispânica realizarão assembléia com a finalidade de convocar a manifestação nacional "Dia sem Latinos" para o 1o de maio.

Imprensa e Saúde

Em seu pronunciamento, Raupp homenageou ainda os jornalistas brasileiros, em especial os do seu estado, pelo Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira.

- Sem jornalistas, nossos pronunciamentos e nosso trabalho nesta Casa ficariam muito restritos a quatro paredes. Os jornalistas são responsáveis por levar aos brasileiros as informações do Senado - disse.

Raupp cumprimentou igualmente os profissionais de saúde pelo Dia Mundial da Saúde, também comemorado nesta sexta-feira.



07/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE examina situação de imigrantes haitianos ilegais no Acre

Aprovado projeto que concede anistia a imigrantes ilegais

Número de imigrantes ilegais na Europa aumenta 80% devido aos conflitos nos países árabes

Jorge Viana comemora ajuda do governo federal a imigrantes ilegais no Acre

Alvaro Dias critica complacência do governo com atos ilegais do MST

Raupp acredita que investimentos da Petrobras não serão afetados pela crise americana