Raupp defende mais investimentos na exploração de gás no Brasil



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comentou em Plenário, nesta segunda-feira (10), notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo, sobre a queda de investimentos no Brasil na concorrência com a energia barata dos Estados Unidos.

- Se não bastasse a China, com a mão-de-obra barata e com o baixo custo de produção tirar nossas indústrias, agora vem o gás americano, com o custo muito baixo, levar também as indústrias brasileiras - disse.

O parlamentar ressaltou que, no Brasil, o gás chega até 35% dos custos de produção para os  fabricantes de cerâmica e vidro, petroquímica e química. Por outro lado, destacou, o avanço da tecnologia para exploração do gás de xisto nos Estados Unidos fez com que o produto passasse a custar apenas cerca de 20% do gás brasileiro.

Como consequência, acrescentou Valdir Raupp, empresas brasileiras estão cancelando investimentos e trocando a produção nacional por produtos importados.

- É impossível competir numa situação de tão grande diferença de preços para um insumo tão básico e consumido em larga escala - afirmou.

O senador defendeu o investimento em novas prospecções, na descoberta de jazidas e na construção de um gasoduto ligando a Bacia do Urucu, do Juruá, do Solimões, no Amazonas, à Rondônia

- Novas descobertas estão acontecendo na Bacia do Juruá, que vai produzir muito mais gás, mas há uma reserva estimada de 2 milhões de metros cúbicos por dia para Rondônia - disse.

Raupp também fez um apelo para as empresas que estão indo para outros países ou perdendo competitividade para outras indústrias que se instalem em Rondônia, no Amazonas ou no Acre. O apelo ainda se estendeu às autoridades brasileiras.

- Salvem a produção nacional, adotando as medidas adequadas para que o preço do gás torne conveniente a fabricação dos produtos que mencionei em terras brasileiras. Se isso não ocorrer, não somente perderemos os investimentos, como teremos de importar mais e mais - concluiu.



10/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp defende retomada da exploração de terras-raras no Brasil

Raupp defende mais investimentos em portos e ferrovias

Raupp defende parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura

Raupp defende PPPs para viabilizar investimentos em infra-estrutura

Raupp pede mais investimentos no combate a incêndios florestais

Raupp pede mais investimentos no combate a incêndios florestais