Raupp defende mudança nas regras sobre uso do solo



O estado de Rondônia tem 50% de sua população dedicada às atividades rurais e por isso as regras sobre o uso do solo na região devem ser tratadas de maneira cuidadosa. Essa é a opinião do novo senador pelo estado, Valdir Raupp (PMDB), que informou, em entrevista à Agência Senado, que irá defender a aprovação de projeto estabelecendo mudanças na medida provisória editada pelo governo Fernando Henrique Cardoso sobre o tema.

A medida provisória, explicou Raupp, elevou de 50% para 80% a área que as propriedades rurais devem destinar para preservação ambiental. De acordo com o senador, esse percentual inviabiliza a atividade de vários pequenos agricultores da região, pois alguns já haviam desmatado área superior ao solicitado e por isso não conseguem obter os financiamentos necessários para a produção.

- Essa é uma questão muito séria para Rondônia e também para os estados de Mato Grosso e do Acre e deverá ser resolvida levando-se em consideração as características e carências econômicas desses lugares - defendeu o senador.

Além desse objetivo, Valdir Raupp, que deverá integrar a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a Comissão de Educação (CE), disse que irá apoiar propostas que melhorem as áreas de infra-estrutura e de educação de seu estado. Uma de suas idéias é a criação de um centro de geração de emprego e renda na capital, Porto Velho, como forma de estimular o desenvolvimento econômico e social. Ele disse que irá utilizar a experiência que acumulou nas funções de vereador, prefeito e governador de Rondônia para atuar no Senado.

Reformas

Fazendo uma previsão positiva dos trabalhos do Senado neste ano, Valdir Raupp disse acreditar na aprovação de todas as reformas que, em sua opinião, já estão atrasadas.

- O governo Lula não deverá enfrentar oposição à aprovação das reformas tributária, política e previdenciária. Mesmo porque essas reformas vêm sendo defendidas há muito tempo pelo meu partido e por outros que, agora, não deverão mudar suas posições.



06/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão analisa mudança na lei sobre parcelamento do solo urbano

Pesquisa aponta mudança no padrão de uso do solo no País

CCJ discutirá mudança nas regras sobre faixa de fronteira

Senadores dizem que Congresso não pode ser omitir sobre mudança de regras de ICMS

CCJ analisa mudança de regras para calcular Imposto de Renda sobre venda de imóveis

Governo defende na ONU rigor na repressão a emissões de mercúrio em água e em solo