Raupp defende parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu nesta terça-feira (20), em Plenário, o modelo de parceria público-privada adotado pelo governo federal para estimular o crescimento dos investimentos em infraestrutura no país. O parlamentar comentou artigo publicado na edição da revista Veja do último dia 12 em que o ex-ministro da Fazenda (88-90) Maílson da Nóbrega sugere o direcionamento dos investimentos do governo federal para o setor de infraestrutura a fim de garantir o dinamismo da economia.
Ao concordar com o diagnóstico, o senador Raupp elencou uma série de ações promovidas pela presidente Dilma Rousseff nessa direção como as concessões dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos. Raupp acredita que o crescimento sustentável do país requer um “enorme esforço para o qual é imprescindível a participação da iniciativa privada”.
O senador citou como exemplo de parceria bem sucedida as construções de hidrelétricas no Brasil como as Usinas do Madeira, em Rondônia, e de Belo Monte, no Pará. Outra iniciativa citada por Raupp que adota modelo semelhante é o Programa de Investimentos em Logística para as áreas de rodovias e ferrovias, que prevê a concessão de 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias.
Raupp destacou ainda a criação da Empresa de Planejamento Logístico (EPL) como iniciativa importante para dotar o país da infraestrutura necessária para garantir o crescimento.
- O seu governo [ da presidente Dilma] tem compreendido as necessidades do país e adotado as medidas corretas para colocá-lo definitivamente nos trilhos do progresso – disse Raupp.
20/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Virgílio adverte para riscos das parcerias público-privadas
Cancelada reunião da CI para debater Parcerias Público-Privadas
CAE poderá ter reunião extraordinária para votar Parcerias Público-Privadas
O que são as parcerias público-privadas
Congresso instala comissão mista para examinar MP das parcerias público-privadas
Guido Mantega é chamado para falar sobre ICMS e parcerias público-privadas