Raupp quer proteger atores menores de 18 anos



Com a finalidade de proteger crianças e adolescentes, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou projeto de lei que determina a exigência de autorização expressa de pais ou responsáveis para que menores que tenham entre 14 e 18 anos possam trabalhar como ator, modelo ou similar, em cinema, teatro, televisão ou anúncios publicitários. Pelo projeto (PLS 83/06), no caso de menores de 14 anos pretenderem trabalhar nessas atividades, será necessária autorização judicial para que eles atuem.

Em sua justificação, Raupp lembra que, pelo Código Civil (Lei 10.406/02), somente aos 18 anos o brasileiro fica habilitado a exercer todos os atos da vida civil. Por isso, o senador considera necessária uma legislação que discipline a atuação de crianças e adolescentes no mundo da moda e das atividades audiovisuais, a fim de resguardar seus direitos e protegê-los de abusos.

O projeto precisa ser discutido e aprovado pelas comissões de Educação (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para, depois, ser submetido em decisão terminativa à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

22/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata quer impedir venda de bebidas alcoólicas a menores de 21 anos

JOSÉ IGNÁCIO QUER PROIBIR TATUAGEM PARA MENORES DE 18 ANOS

CE discute como proteger menores de programação imprópria nas tevês

Sarney elogia iniciativa para proteger menores de efeitos da propaganda de bebidas

Aprovado projeto que permitirá o parcelamento de férias aos menores de 18 anos e aos maiores de 50 anos

CCJ vota fim do prazo de prescrição reduzido para crimes cometidos por menores de 21 anos e maiores de 70 anos