Recriação da Sudeco é prioridade do PAC, diz ministro



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) discutiu nesta quinta-feira (1o) projetos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC) para o Centro-Oeste. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito do Nascimento, a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) é uma das prioridades do PAC para a região. A importância da recriação do órgão foi ressaltada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal, o ex-senador Paulo Octávio, também presente na audiência.

- A presença da Sudeco é um pressuposto do PAC, uma das nossas prioridades. O Centro-Oeste também precisa de atenção diferenciada - disse o ministro.

A proposta da recriação da Sudeco encontra-se em tramitação no Senado. As Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia (Sudene e Sudam) já foram recriadas e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu que sejam dotadas de infra-estrutura para que possam cumprir seu papel. O ministro Pedro Brito do Nascimento também defendeu a necessidade de que a Sudene e a Sudam sejam dotadas de estrutura que permita seu funcionamento adequado.

A transposição do Rio São Francisco foi outro tema debatido pelo ministro, ao responder a perguntas dos senadores. O senador José Maranhão (PMDB-PB) defendeu a transposição, dizendo que é a única perspectiva de desenvolvimento para determinadas regiões do Nordeste. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou que o estado de Minas Gerais está preocupado com a transposição e pediu investimentos na revitalização do rio, antes que a transposição seja efetivada.

Pedro Brito de Nascimento apoiou proposta de emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que destina recursos específicos, durante 20 anos, para a revitalização do São Francisco. Ele informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destinará R$ 1,3 bilhão nos próximos 4 anos para a revitalização do rio. O ministro garantiu que o projeto de transposição do rio será iniciado brevemente.

- Não há mais nenhuma pendência judicial. A licença prévia já foi concedida e a licença de instalação deverá ser concedida no máximo até a próxima semana. Os Batalhões de Engenharia do Exército estão prontos para começar os trabalhos - afirmou.

O senador José Nery (PSol-PA) pediu mais recursos públicos para o Norte e o Nordeste. Para o senador, o tema do desenvolvimento regional sempre precisa ser tratado levando-se em conta as profundas desigualdades do país. Nery destacou que o turismo é potencializador do desenvolvimento sustentável.

Distrito Federal

O vice-governador do DF afirmou que a crise no setor aéreo que o país vive desde o fim do ano passado está prejudicando muito o turismo. Paulo Octávio destacou que, devido a atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos brasileiros, os usuários estão perdendo muitas conexões e, com isso, vários vôos internacionais deixam de acontecer por falta de pontualidade e regularidade no serviço aéreo brasileiro.

- Estamos perdendo turistas, temos que tomar um rumo. É urgente que o governo federal tome uma iniciativa em relação a essa questão - pediu o senador.

Sobre Brasília, o senador destacou que se trata de uma cidade que recebe poucos turistas no fim de semana. Paulo Octávio pretende modificar essa situação.

-Precisamos despertar no brasileiro o orgulho nacional por sua capital. Somos pouco visitados e queremos mudar esse quadro - disse.

01/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em 2007, Lúcia Vânia dará prioridade à recriação da Sudeco

Ministro da Integração apóia recriação da Sudeco

CDR discute recriação da Sudeco

CDR discute recriação da Sudeco

CAE aprova recriação da Sudeco

Recriação da Sudeco é aprovada pela CCJ