Rede pública de ensino tem novas diretrizes
A partir de agora, as redes públicas estaduais e municipais de educação básica que oferecem educação presencial e à distância para jovens e adultos terão que seguir uma série de novas diretrizes instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Entre as mudanças estão a fixação do tempo de duração dos cursos, infraestrutura de apoio pedagógico ao aluno e padrões de qualidade das escolas.
A resolução da Câmara de Educação Básica do CNE estabelece carga horária mínima de 1,6 mil horas de estudos para os anos finais do ensino fundamental. No dia das provas, o aluno deverá ter 15 anos completos. Para o ensino médio, os números são de 1,2 mil horas de estudo e 18 anos completos. A definição da carga horária dos anos iniciais do ensino fundamental vai ficar a critério das redes de ensino.
As secretarias que oferecem educação profissional técnica integrada ao ensino médio devem assegurar 1,2 mil horas de educação geral e acrescentar a elas a carga horária mínima da habilitação escolhida pelo estudante. Para ampliar o acesso à educação formal, a resolução diz que os sistemas de ensino devem abrir cursos presenciais e a distância diurnos e noturnos.
No caso da educação de jovens e adultos a distância, a Câmara de Educação Básica estipula a oferta em polos dotados de infraestrutura, além de estabelecer uma série de itens, como livros didáticos e de literatura, biblioteca de apoio pedagógico, acesso a rádio, televisão e internet e professores licenciados nas disciplinas.
Será responsabilidade do Ministério da Educação, em cooperação com as redes estaduais e municipais, estabelecer padrões, normas e procedimentos para autorizar, reconhecer e renovar o reconhecimento das instituições que oferecem educação de jovens e adultos. Os cursos autorizados a funcionar antes da resolução têm um ano para fazer a adequação dos projetos político-pedagógicos.
Fonte:
Ministério da Educação
21/06/2010 12:29
Artigos Relacionados
Saúde publica diretrizes para troca de prótese de silicone PIP e Rofil no SUS e rede privada
Salário da rede pública de ensino
Profissionais da rede pública de ensino poderão ter 14º salário
Matrícula para rede pública de ensino recomeça nesta 3ª
Alunos da rede pública de ensino conhecem a história do Senado
Matrícula para Ensino Fundamental da rede pública começa hoje