Redução da maioridade penal não diminui criminalidade, diz Patrícia Saboya



Se o Senado decidir reduzir de 18 para 16 anos a idade para imputabilidade penal estará cometendo um erro irreversível. Essa é a opinião da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) para quem a medida, se tornada lei, irá, ao contrário, aumentar a criminalidade. Na visão da senadora, que é identificada como uma das maiores defensoras dos direitos infanto-juvenis no Congresso, apenas os jovens pobres serão condenados, já que são mais vulneráveis, pois os filhos de famílias ricas serão protegidos pelos vários recursos materiais, financeiros e psicológicos de que dispõem essas famílias.

Patrícia também discordou do argumento de que a redução da maioridade penal seja a maneira mais correta de punir o jovem transgressor.

-Nós estamos colhendo os frutos dessa sociedade que criamos, com todas as mazelas que foram surgindo, até por nossa omissão. Ninguém nasce roubando, ninguém nasce matando. Temos que pensar se não estamos aplicando mão leve para nossas famílias e pesada para os filhos da sociedade - desabafou a senadora.

Mais informações a seguir



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patrícia Saboya é contra redução da maioridade penal

Patrícia Saboya diz que reduzir maioridade penal não vai resolver o problema da violência

CNBB é contra redução da maioridade penal, diz Patrícia

Patrícia questiona eficácia de redução da maioridade penal

Investir na primeira infância diminui a violência, diz Patrícia Saboya

Debatedores afirmam que reduzir maioridade penal não diminuirá criminalidade