REESTRUTURAÇÃO DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS FOI A PRINCIPAL DECISÃO DA SEMANA



Leis reestruturando os tribunais regionais federais das cinco regiões marcaram a semana de trabalhos que se encerrou nesta quarta-feira (dia 19) no Senado. Dois projetos elaborados pelo Superior Tribunal de Justiça para ampliar o número de juízes dessas Cortes, a fim de que elas possam atender à crescente demanda por soluções judicias no país, foram enviados a sanção presidencial.
Aprovado em regime de urgência, o primeiro projeto reestruturou os tribunais regionais federais da 1ª, 2ª, 4ª e 5ª regiões. Pelo texto aprovado, o TRF da primeira região, com sede em Brasília, terá sua composição ampliada de 18 para 27 juízes. Os TRFs da 2ª e 4ª regiões, com sedes no Rio de Janeiro e Porto Alegre, terão suas composições aumentadas de 23 para 27 membros. E o TRF da 5ª região, com sede em Recife, passará de 10 para 15 juízes.
O segundo projeto reestruturou o Tribunal Regional Federal da 3ª região e ampliou sua composição de 27 para 43 juízes. Com sede em São Paulo, o tribunal abrange os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O texto aprovado cria para esse tribunal 201 cargos efetivos de nível superior, 204 cargos efetivos de nível intermediário, além de funções comissionadas.
O Senado aprovou também a redação final de projeto determinando que a atuação do Banco Central no mercado financeiro será exclusivamente por meio das chamadas instituições dealers (responsáveis pela compra e venda de dólares junto a terceiros), exceto nos casos de redesconto, empréstimos de liquidez e os expressamente autorizados pelo Conselho Monetário Nacional. Oriundo da CPI do Sistema Financeiro, o projeto agora vai à deliberação da Câmara.
No correr da semana, o plenário iniciou a discussão, em primeiro turno, da proposta de emenda constitucional que prorroga por dez anos a aplicação, no Nordeste e Centro-Oeste, de percentuais mínimos dos recursos destinados pelo país à irrigação. De autoria do senador Mauro Miranda (PMDB-GO), o objetivo da emenda é garantir que o Nordeste continue, por mais dez anos, com 50% desses recursos, ficando o Centro-Oeste com 20%.
Também em regime de urgência, o Senado autorizou a prefeitura municipal de Santos (SP) a contratar empréstimo de R$ 12,2 milhões junto ao Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). Votou ainda o texto do Acordo sobre Transporte Fluvial Transversal Fronteiriço de Passageiros, Veículos e Cargas, celebrado entre o governo brasileiro e o governo argentino, em 1997.
Em votação secreta, os senadores aprovaram mensagem presidencial, escolhendo Luiz Milton Veloso Costa para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, até 25 de abril de 2003. Foram aprovados também decretos legislativos renovando a concessão de quatro emissoras: Rádio Piatã de Salvador Ltda, de Salvador (BA); Rádio Tupã Ltda, de Tupã (SP); Rádio Educadora de Dois Vizinhos Ltda, de Dois vizinhos (PR); e Rádio Cultura de Bragança Paulista Ltda, de Bragança Paulista (SP).
CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto do governo que altera o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários. Relator da matéria, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) alegou que a lei regulamentadora do setor precisa de atualização para facilitar a adoção de mecanismos modernos para o armazenamento e comercialização de produtos primários.
A CAE também aprovou relatório do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) favorável a que o governo contrate empréstimo de 825 mil euros junto ao Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). O dinheiro se destinará ao programa de modernização da infra-estrutura das universidades federais e seus hospitais.

19/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA REESTRUTURAÇÃO DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

Senado aprova criação de tribunais regionais federais

PEC cria quatro novos Tribunais Regionais Federais

Walter Pinheiro apoia novos Tribunais Regionais Federais

Bancadas pedem a implantação de Tribunais Regionais Federais em quatro estados

Sérgio Souza defende a criação de novos Tribunais Regionais Federais