Senado aprova criação de tribunais regionais federais



Com aplausos do Plenário, o Senado aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (17), proposta de emenda à Constituição (PEC) criando quatro tribunais regionais federais no país. Necessitando de três quintos dos votos da Casa, a proposta foi aprovada com 54 votos a favor e 7 contrários e agora será votada em segundo turno.

Foram criados os tribunais da 6ª região, com sede em Curitiba e jurisdição no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul; da 7ª região, com sede em Belo Horizonte e jurisdição em Minas Gerais; da 8ª região, com sede em Salvador e jurisdição na Bahia e Sergipe; e da 9ª região, com sede em Manaus e jurisdição no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Roraima.

De autoria do senador Arlindo Porto (PTB-MG), o texto foi aprovado de acordo com emenda substitutiva que o senador Osmar Dias (PDT-PR) apresentou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto aprovado estabelece que os tribunais recém-criados deverão ser instalados no prazo de seis meses, a contar da promulgação da emenda constitucional. A votação foi antecedida de uma longa discussão em razão de os senadores Geraldo Melo (PSDB-RN) e Pedro Simon (PMDB-RS) terem apresentado um requerimento pedindo seu adiamento.

Contra a postergação, Osmar Dias criticou possíveis interferências do Judiciário na votação da matéria, assegurando que ela foi amplamente discutida na CCJ. Os senadores José Alencar (PL-MG), Tião Viana (PT-AC), Bernardo Cabral (PFL-AM), Jefferson Péres (PDT-AM), Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), Amir Lando (PMDB-RO), Renan Calheiros (PMDB-AL), Francelino Pereira (PFL-MG), Roberto Requião (PMDB-PR), Álvaro Dias (PDT-PR), Paulo Souto (PFL-BA), Ney Suassuna (PMDB-PR) e Carlos Patrocínio (PTB-TO) também condenaram o adiamento.

Em defesa do adiamento, o senador Geraldo Melo leu dispositivos constitucionais segundo os quais compete privativamente aos tribunais superiores propor a criação de tribunais inferiores. Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que assinou o requerimento de adiamento a pedido do ministro Costa Leite, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na mesma tese do adiamento, o senador Luís Otávio (PPB-PA) pediu a aprovação de PEC de sua autoria que cria um tribunal com sede em Belém e abrangência por toda a região Norte. Também favorável a adiar-se a votação, Emilia Fernandes (PT-RS) levantou dúvidas quanto à constitucionalidade da matéria. E o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) alertou para o fato de que o Senado estava criando acréscimo de despesa e propiciando o aumento de impostos.



17/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza defende a criação de novos Tribunais Regionais Federais

Sérgio Souza defende criação de mais Tribunais Regionais Federais

Eunício Oliveira defende criação de novos tribunais regionais federais

Sérgio Souza defende criação de novos tribunais regionais federais

CCJ APROVA REESTRUTURAÇÃO DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

Eduardo Amorim apela por votação de proposta que prevê a criação de Tribunais Regionais Federais