REFORMA É PRIMEIRO PASSO PARA A SOLUÇÃO DA CRISE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIZ RELATOR



Em parecer de nove páginas sobre a emenda da reforma administrativa, o senador Romero Jucá (PFL-RR) afirma que a proposta não é uma solução mágica e instantânea para a grave crise da administração pública brasileira, mas é o primeiro passo para encaminhar uma solução.

- Parece-nos claro que o caminho indicado por esta proposta de emenda à Constituição aponta na direção correta: é necessário fortalecer a carreira do servidor público, estimular a sua formação e o seu aperfeiçoamento profissionais, modernizar a administração pública brasileira para torná-la capaz de oferecer à sociedade serviços públicos com eficiência e presteza - salientou.

Para Romero Jucá, a realidade atual do funcionamento do aparelho do Estado mostra "a ocorrência sistemática de vícios graves, decorrentes de um modelo de administração que, antes de superar a herança patrimonialista, afundou-se no burocratismo, na ineficiência, no marasmo.

- De outra parte - prosseguiu o relator -, a crise fiscal do Estado brasileiro tem, como uma de suas faces, como vem sendo repetido por muitos estudiosos, o excesso de gastos que a manutenção da atual máquina implica. Máquina esta que, mesmo onerosa, segue ineficiente.

Jucá acrescentou que a sociedade brasileira, que sustenta tal estrutura, não tem, como contrapartida, a prestação de serviços públicos de qualidade. Lembrou que são conhecidas as deficiências do Estado brasileiro na oferta à população de serviços essenciais, e afirmou que os servidores públicos são vítimas dessa situação: desprestigiados, desmotivados e objeto de crítica de setores da sociedade que lhes atribuem a responsabilidade pela má qualidade dos serviços públicos.

- Torna-se, necessário, assim, instituir um sistema que estimule a prestação de serviços de qualidade e propicie, mediante estímulos e também por meio de avaliação de desempenho, a atuação eficaz do servidor público, em benefício do cidadão - observou.



07/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado dá o primeiro passo para a Reforma Política

Para Alvaro Dias, aprovação da reforma do Judiciário é apenas um primeiro passo

Mozarildo apóia solução emergencial para crise da segurança pública

Senadores comemoram 20 anos do primeiro curso da Escola Nacional de Administração Pública

Comissão da reforma do Código Penal debate crimes contra a administração pública

Demóstenes é relator de comissão que apresentará medidas emergenciais contra crise na segurança pública