Mozarildo apóia solução emergencial para crise da segurança pública



Em pronunciamento nesta sexta-feira (16) em Plenário, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu a discussão imediata de soluções para os problemas de segurança pública. Mas ressaltou que o Congresso precisa também debater as mesmas questões de maneira mais ampla, a fim de apresentar propostas a médio e a longo prazos, o que seria feito, conforme lembrou, "sem a comoção do momento".

O parlamentar por Roraima elogiou vários projetos que estão sendo analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com o objetivo de reduzir a criminalidade e agravar a pena dos criminosos, e pediu a inclusão, "urgentemente", entre eles, de proposição de sua autoria que inclui no rol dos crimes hediondos a utilização e a instigação de menores de idade para a prática de crimes (PLS 345/99).

- A delinqüência juvenil é fomentada por adultos. O adolescente é carente social e economicamente. Por isso, é preciso imprimir maior reprimenda aos adultos que se aproveitam dessa fragilidade - justificou o parlamentar.

Na opinião de Mozarildo, não é possível que as autoridades se comportem como se o problema não fosse com elas, ignorando a realidade. Para o senador, o discurso de muitos parlamentares, juristas e membros do governo de que não adianta reduzir a maioridade penal tem que ser analisado, mas é preciso também levar em conta o que a sociedade está pensando.

- Eles (os cidadãos) querem penas mais duras, redução da maioridade penal e punição mais rigorosa para adultos que utilizam crianças para praticar crimes - afirmou o senador.

O momento, segundo Mozarildo, é oportuno para que o Congresso discuta os projetos sobre segurança pública que tramitam na Casa. Para o senador, o Parlamento não pode esperar que as coisas continuem acontecendo sob a desculpa de que o país está passando por um momento de emoção e de comoção.

- Eu aprendi que é na dor e no sofrimento que resolvemos os problemas de uma grande nação - concluiu o senador.



16/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo alerta para grave crise fundiária e de segurança pública na Região Norte

Mozarildo: solução para segurança e impunidade depende de ação conjunta dos três Poderes

REFORMA É PRIMEIRO PASSO PARA A SOLUÇÃO DA CRISE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIZ RELATOR

Uso das Forças Armadas não é solução para problemas de segurança pública, diz Jobim

Subcomissão de Segurança discute crise de segurança pública no RJ

Lobão atesta eficácia do Bolsa Família como solução emergencial para a pobreza