Reforma política é prioridade para Jayme Campos
O senador Jayme Campos (DEM/MT) disse, nesta quarta-feira (2), em entrevista à Agência Senado, que a realização de mudanças nas regras eleitorais tem que ser uma das prioridades do Senado para este ano.
- Acho que todos nós aqui estamos determinados a fazer um trabalho que possa orgulhar toda população brasileira - disse.
De acordo com o senador, a maioria dos partidos age como verdadeiros "balcões de negócios". Para mudar essa realidade, Jayme Campos defende que a reforma política contemple o voto distrital e o financiamento público de campanha.
- Existem partidos que são praticamente capitanias hereditárias. Eu sou contra o voto fechado, a lista fechada, tendo em vista que isso privilegia quem comanda os partidos nos estados - assinalou.
Nesta terça-feira (1º), o presidente do Senado José Sarney, logo após reeleição para o cargo, anunciou a criação de uma comissão especial para apresentar uma proposta de reforma política ainda no primeiro semestre deste ano.
O senador, que tem mandato até 2015, considera também que o Brasil, por ser um país que possui uma das maiores cargas tributárias do planeta, precisa aprovar o quanto antes uma reforma nessa área.
Código Florestal
Outro ponto que precisa ser resolvido com urgência pelo Congresso Nacional, na opinião do senador, é a reforma do Código Florestal. Segundo o parlamentar, que apoia a aprovação do novo código nos termos do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator na comissão especial da Câmara que analisou a matéria, o código atual prejudica os produtores rurais.
- Precisamos ter regras claras para que o produtor rural do país tenha segurança e saiba o que ele pode e o que não pode. Defendemos o desenvolvimento sustentável, buscando a preservação, mas nunca perdendo de vista o homem que é quem produz e quem constrói a grandeza do Brasil - afirmou.
Jayme Campos espera também ver aprovados projetos de sua autoria em tramitação no Congresso como o que obriga as empresas de refrigerante a divulgarem o teor calórico dos produtos.
02/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos defende reforma política e partidária
Jayme Campos defende reforma política e fidelidade partidária
Jayme Campos defende profundo debate sobre reforma política
Reforma política é prioridade para Sarney
ACM MANTÊM PRIORIDADE PARA REFORMA POLÍTICA
Capiberibe quer prioridade para reforma política