Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe poderá ser criada



A União poderá receber autorização para criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe (Rica). Nesta quarta-feira (7), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou projeto de lei (PLS 122/2009 - Complementar) do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) prevendo essa medida.

A Rica será integrada por municípios do Ceará, Piauí, de Pernambuco e da Paraíba. O projeto também autoriza a instituição do Programa Especial de Desenvolvimento da Região do Cariri-Araripe, enumerando os instrumentos tributários e fiscais a sua disposição. De acordo com o texto, os recursos para viabilizar esses programas e projetos virão do orçamento da União e dos estados envolvidos.

"Sem os instrumentos fiscais e creditícios franqueados a partir da dicção constitucional, e sem uma especial ação federal, em coordenação com os quatro Estados abrangidos, a região do Cariri-Araripe não conseguirá atingir seus ideais de prosperidade e desenvolvimento econômico, humano e ambiental", argumentou o relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), no parecer favorável à proposta.

Dúvidas em relação à constitucionalidade da matéria levaram o senador Pedro Taques (PDT-MT) a votar contra o parecer.

O PLS 122/2009 - Complementar ainda será votado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), em decisão terminativa.



07/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR aprova criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe

Aprovado projeto que autoriza criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe

Parceria vai investir R$6,5 milhões em Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável da Região do Araripe (PEC)

Proposta cria Região Integrada de Desenvolvimento em Roraima

CCJ aprova criação de Região Integrada de Desenvolvimento da Metade Sul do RS

ROCHA PROPÕE REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO PARÁ E AMAPÁ