Regime especial é adotado em unidades hospitalares



O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (25), portaria que dispõe sobre o funcionamento das unidades hospitalares sob gestão direta do Ministério e a jornada de trabalho a que se submetem os servidores efetivos e temporários nesses estabelecimentos. A jornada será dividida em dois regimes, o de turno ininterrupto de revezamento e o especial de atendimento.

Com a portaria, as unidades hospitalares adotarão o regime de turno ininterrupto de revezamento nos serviços que envolvam atividades de caráter contínuo durante  24 horas, nos sete dias da semana, feriados e dias declarados como de ponto facultativo. Essas atividades são: internação hospitalar, métodos diagnósticos e terapêuticos, farmácia hospitalar, laboratório, urgência e emergência e suporte assistencial/operacional.

Já o regime especial será dividido em turnos nos serviços que envolvam atividades de caráter contínuo de, no mínimo, 12 horas ininterruptas, prestados em dias úteis entre 7h e 21h, em função de atendimento ao público. Este regime será adotado no atendimento ambulatorial, no domiciliar e também no suporte assistencial ou operacional.

Com a publicação, os servidores e temporários que atuarem sob os dois regimes - de turno ininterrupto de revezamento e especial de atendimento - e ainda no período noturno, a partir das 21h, ficam autorizados a realizar jornada de trabalho de seis horas diárias e 30 semanais, sem redução da remuneração. O restante do quadro efetivo continua seguindo a escala de 40 horas semanais.

Todas as informações sobre os horários de trabalho para os regimes especiais, bem como a definição do funcionário e o dia de trabalho, deverão constar em uma escala a ser definida pelo diretor do estabelecimento e fixada nas dependências da unidade hospitalar, em local visível e de grande circulação de usuários.

A portaria, que entra em vigor ainda nesta terça (25), garante que todos os usuários que se encontrarem nas dependências da unidade hospitalar após o encerramento do horário de atendimento deverão ser atendidos, independentemente do término do turno.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União



25/02/2014 11:09


Artigos Relacionados


Regime próprio de previdência para servidores é adotado por mais de 1.800 municípios

Rede de hospitais de ensino conta com mais cinco unidades hospitalares

Exibição cinematográfica ganha regime especial de tributação

CAS VOTA PROJETO QUE LIMITA CONTRATAÇÃO EM REGIME ESPECIAL

CAS VOTA PROJETO QUE LIMITA CONTRATAÇÃO EM REGIME ESPECIAL

SENADO PODE EXTINGUIR REGIME DE PRISÃO ESPECIAL