Regulamentação de profissão de compositor será objeto de projeto



A regulamentação da profissão de compositor deverá ser promovida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), segundo anunciou a presidente da comissão, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), durante audiência pública com a participação de representantes da velha guarda da música popular brasileira na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Após ouvir as reivindicações apresentadas pelos artistas durante a audiência, realizada a partir de requerimento dos senadores Ideli Salvatti (PT-SC) e Flávio Arns (PSDB-PR), Rosalba anunciou a disposição de apresentar um projeto de lei destinado a regulamentar a profissão.

- Este será o primeiro passo de uma caminhada - afirmou.

Emocionada com os depoimentos dos artistas, muitos deles com mais de 70 anos, Ideli disse que momentos como aquele "fazem valer a pena" estar no Senado. É a cultura, observou, que "dá unidade a uma Nação". E a cultura brasileira, a seu ver, teve papel relevante na escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Flávio Arns disse ter ficado "extremamente feliz" com a audiência e pediu que músicos e senadores trabalhem juntos na elaboração de projetos que venham a beneficiar os compositores. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que presidiu a reunião, também ressaltou a necessidade de busca de soluções concretas para os músicos. Ela observou que já existe uma experiência interessante em seguro desemprego para os músicos na Bélgica, que poderia ser estudada. E propôs a elaboração de projetos sobre temas como aposentadoria especial e garantia de divulgação dos nomes de compositores pelas emissoras de rádio.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu que o governo compre discos de compositores brasileiros - assim como compra livros - para distribuir às escolas públicas e estimular o contato dos jovens com a música nacional. Por sua vez, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) pediu a aprovação, pelo Senado, de um projeto de resolução que condicione a renovação de concessões de emissoras de rádio e televisão à comprovação de pagamento de direitos autorais.

O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) defendeu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para analisar a "caixa preta" da distribuição de direitos autorais. O senador Mão Santa (PSC-PI) lembrou os festivais da canção dos anos 60 no Rio de Janeiro. E o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que presidiu parte da reunião, disse que a comissão estava promovendo o "resgate do autor".



09/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS conclui votação do projeto que reconhece profissão de compositor

Regulamentação da profissão de comerciário será discutida em audiência

Regulamentação da profissão de motoboy será votada em junho

Reconhecimento da profissão de compositor passa na CE

Projeto que muda a regulamentação da profissão de jornalista é aprovado

Projeto que regulamenta a profissão de turismólogo foi aceito na CCJ e será examinado pela CAS