Regulamentação para empresas de 'factoring' na pauta da CAE



Consta novamente da pauta que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)examinará nesta terça-feira (16), às 10h, projeto que regulamenta as atividades de fomento mercantil, mais conhecidas como empresas de factoring. No comércio, elas são chamadas de "empresas de compra de cheques pré-datados". O projeto esteve na pauta da última terça (dia 9) mas, por falta de quorum, não houve votação de matérias.

A atividade de fomento mercantil, que foi regulada pelo Banco Central de 1985 a 1988, funcionou nos últimos 20 anos sem qualquer legislação, pois o Conselho Monetário Nacional decidiu que elas não se enquadram como instituições financeiras e, portanto, não devem seguir normas do BC. Desde então, deputados e senadores apresentaram várias propostas para sua regulamentação, mas nenhuma prosperou.

Em 2008, a Câmara aprovou com muitas alterações um projeto do deputado João Herrmann Neto, o qual agora está em debate na CAE. Ele já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. O relator da matéria, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), resolveu fazer modificações na proposta que, se aprovadas, levarão o projeto de volta à Câmara, para análise das inovações dos senadores.

Antonio Carlos Júnior elimina em seu substitutivo a exigência, prevista no projeto, de que as empresas de factoring se registrem em algum órgão do governo. Ele argumenta que elas não captam dinheiro de correntistas, não podem fazer empréstimos e seus serviços são regulados por contratos comuns. Portanto, não precisam de registro do governo para funcionar. Antonio Carlos Júnior sustenta que o Congresso não pode mais adiar a regulamentação, pois a falta de normas tem permitido que empresas usem o factoring como fachada para práticas ilegais, como "lavagem" de dinheiro ou agiotagem.



12/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE vai examinar regulamentação para empresas de factoring

Volta à pauta da CAE projeto que regulamenta empresas de factoring

CCJ aprova regras para empresas de factoring

Plenário aprova regulamentação da atividade de 'factoring'

Regulamentação de "factoring" pode ter última votação na CCJ

DEBATE NA CCJ APONTA IMPORTÂNCIA NA REGULAMENTAÇÃO DO "FACTORING"