Relator considera Teori Zavascki apto ao cargo de ministro do Supremo



VEJA MAIS

Começou nesta quarta-feira (12) a tramitação, no Senado, da indicação de Teori Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF). O relator da mensagem presidencial (MSF 82/2012), Renan Calheiros (PMDB-AL), apresentou relatório à indicação, feita na última segunda-feira (10) pela presidente Dilma Roussef, etapa necessária para a realização de arguição do ministro. Em seguida, foi concedida vista coletiva da mensagem.

O relatório de Renan conclui que Zavascki reúne os atributos constitucionais necessários para ocupar o cargo. De acordo com o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eunício Oliveira, a sabatina do atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá ocorrer no próximo período de esforço concentrado, a ser definido pelos líderes partidários.

De acordo com o artigo 101 da Constituição, para ocupar uma cadeira de ministro no Supremo, o indicado deve ter mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, além de ser reconhecido pelo saber jurídico e "reputação ilibada" (sem manchas).

Teori Zavascki tem 64 anos e é ministro do STJ desde maio de 2003. No STJ, atua na Corte Especial — órgão responsável, entre outros processos, pelo julgamento de autoridades com foro privilegiado —, na Primeira Turma e na Primeira Seção, especializadas em matérias de direito público.

Conhecido como um dos juízes mais técnicos do STJ, Zavascki defende a racionalização dos trabalhos do Judiciário e a necessidade de rediscutir o papel do STJ, que hoje, diz, é de revisão das decisões estaduais.

Zavascki nasceu em Faxinal dos Guedes (SC). É mestre e doutor em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

O magistrado fez carreira na advocacia, tendo integrado a área jurídica do Banco Central e do Banco Meridional do Brasil. Na magistratura, fez parte do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, antes de chegar ao STJ, em 2003.

Entre os livros que escreveu, destacam-se Processo de Execução – Parte Geral e Comentários ao Código de Processo Civil.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova indicação de Teori Zavascki ao Supremo

CCJ aprova por 19 votos indicação de Teori Albino Zavascki para ministro do STJ

Teori Zavascki vota a favor da liberação do PLC 14

Sarney participa da posse de Teori Zavascki no STF

Indicado ao STF, Teori Zavascki visita Sarney

Chega ao Senado indicação de Teori Zavascki ao STF