Relatório Azul será lançado hoje em Seberi



A comunidade de Seberi poderá conferir hoje(18), às 10h, a nova concepção de Direitos Humanos que está sendo trabalhada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa, por orientação de seu presidente, deputado Roque Grazziotin (PT). Será durante o lançamento do Relatório Azul 2000-2001, acompanhado por palestra do deputado. O ato, que seria realizado na Igreja Nossa Senhora da Paz, foi transferido para a Câmara de Vereadores (Av. Flores da Cunha - Centro) da cidade, devido à grande procura de entidades interessadas em participar do evento, organizado em parceria da comunidade organizada e a Igreja de Seberi com a CCDH.

Há quase dois anos à frente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Roque Grazziotin vem imprimindo um nova orientação aos trabalhos desta Comissão Parlamentar, dentro dos princípios evangélicos que sempre pautaram sua trajetória de vida, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto Internacional dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

De acordo com os princípios dessa nova gestão, a CCDH tem fomentado a criação de grupos e núcleos de Direitos Humanos em diversos municípios gaúchos. O deputado-padre Roque Grazziotin também não dispensa essa pauta sempre que um compromisso político ou os lançamentos do Relatório Azul o levam a viagens pelo interior do Estado. "Esse tipo de reunião é uma oportunidade de levar conhecimento aos cidadãos e cidadãs, a fim de eles possam se organizar e exigir dos governos as políticas públicas compatíveis com a dignidade humana", costuma dizer.

Nesta 7ª edição do Relatório Azul, a nova orientação da CCDH é enfatizada em cada um dos capítulos, tendo como eixo central os direitos econômicos, sociais e culturais. "Sem o respeito a esse conjunto de direitos não se constrói uma sociedade justa e indivíduos mais felizes", defende o parlamentar, acrescentando que "de nada vale o direito de ir e vir se o indivíduo não tem trabalho para o seu sustento e o de sua família".

Relatório Azul
O Relatório Azul é uma publicação anual da CCDH, que procura oferecer um panorama das violações e garantias dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Pela forma como é concebido, o livro é um projeto de luta e afirmação dos Direitos Humanos, que tem referenciado o trabalho de inúmeras entidades da sociedade civil e pública.

A escolha da cor azul para o nome representa a abóbada celeste, que é oferecida indistintamente a todos os seres humanos, e, como tal, simboliza a própria universalidade dos Direitos Humanos.


09/18/2002


Artigos Relacionados


Relatório Azul será lançado em Seberi

Relatório Azul será lançado hoje em Canoas

Hoje será a vez de São Leopoldo receber o Relatório Azul

Rio Grande recebe hoje o Relatório Azul

Hoje tem lançamento do Relatório Azul em Panambi

Ijuí lança hoje o Relatório Azul