Relatório de Tuma isenta Efraim de acusações



Foi lido em Plenário, durante a sessão deliberativa desta quarta-feira (10), o relatório do corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), com o resultado das apurações sobre a possibilidade de envolvimento do 1º Secretário da Casa, Efraim Morais (DEM-PB), e do diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, em supostas irregularidades em licitações realizadas pelo Senado para a contratação de mão-de-obra terceirizada. No texto, Tuma diz não ter encontrado fatos para continuar com as investigações, já que os nomes tanto do senador como do diretor do Senado foram "ambos explícita e inteiramente afastados das investigações procedidas pela Polícia e também não foram postos no pólo passivo quer da Ação Penal quer da Ação Civil de Improbidade Administrativa, ambas promovidas pelo Ministério Público Federal".

VEJA MAIS

Em seu texto, Tuma destaca que a procuradora da República Luciana Marcelino Martins também afirmou a ele não haver qualquer senador sob investigação. O corregedor entende que se as autoridades competentes para denunciar o senador não o fizeram por não ter encontrado indícios para fazê-lo, "qualquer ação por parte da Corregedoria Parlamentar, em tal situação, implicaria em flagrante menosprezo à competência constitucionalmente reconhecida ao Ministério Público Federal- isto sem levar em conta também a Polícia Federal - e também em inútil conduta persecutória contra o Senador Efraim Morais".

O relatório de Tuma foi lido em Plenário pelo 3º secretário, senador César Borges, a pedido do líder do DEM, José Agripino (RN). Após a leitura do texto, em apartes, José Agripino (DEM-RN) e Mão Santa (PMDB-PI) parabenizaram o corregedor Romeu Tuma pela autoria do relatório e manifestaram seu contentamento com as apurações isentando Efraim de responsabilidades.

Na opinião de Agripino, o relatório comprovou "claramente" as declarações de Efraim sobre o assunto. Já Mão Santa, solicitando a publicação integral do relatório pela Agência Senado, destacou o papel de destaque desempenhado por Efraim no Congresso Nacional nos embates travados pela oposição contra o governo federal.

Veja a íntegra do relatório do senador Romeu Tuma.



10/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim comemora aprovação de projeto que isenta do IR maiores de 70 anos

Efraim pede que Magno Malta responda às acusações da líder do PT

Efraim responde a acusações de contratação de funcionários-fantasmas publicadas por 'Veja'

Efraim Morais refuta acusações do deputado federal Luiz Couto

Efraim rebate acusações de Dirceu e afirma que governo financia países vizinhos

Tuma diz que acusações não impedem sua permanência na Corregedoria