Efraim Morais refuta acusações do deputado federal Luiz Couto
No final da tarde desta quarta-feira (22), o senador Efraim Morais (PFL-PB) ocupou a tribuna para refutar as acusações apresentadas contra ele pela manhã pelo padre e deputado federal Luiz Couto (PT-PB) no Plenário da Câmara. Em discurso, o deputado acusou Efraim de ter influenciado o processo de cassação contra o vereador de Santa Luzia (PB) José de Anchieta Lima. Efraim rechaçou a acusação e disse que pode até processar o deputado por quebra do decoro parlamentar.
Segundo Efraim, a denúncia é "totalmente infundada". Ele chamou o deputado de despreparado, incompetente, desinformado, desesperado e irresponsável. O senador lamentou que a acusação tenha inclusive colocado em dúvida a imparcialidade do juiz Fernando Brasilino Leite, da comarca de Santa Luzia. No discurso, Luiz Couto afirmou que a "oligarquia Morais" teria influência no Judiciário local e que o juiz Brasilino Leite teria se negado a informar à Câmara de Vereadores que a cassação de Anchieta havia sido suspensa por habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ) assinado pelo ministro Paulo Galotti.
- Pois bem, ele diz que eu mando até no juiz. Veja bem, o absurdo a que chega esse senhor, a desinformação desse deputado, a incompetência - reclamou.
Efraim apresentou à Mesa do Senado cópia do ofício elaborado pelo juiz Brasilino Leite no último 14 de novembro encaminhando ao presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Luzia e ao juiz eleitoral da comarca a notícia de que o STJ tinha concedido o habeas corpus. O senador disse que pretende processar o deputado federal e sugeriu que o juiz Brasilino Leite faça o mesmo.
- Ele mentiu na tribuna. Poderemos até abrir um processo parlamentar de quebra de decoro para o próprio padre Luiz Couto - ameaçou.
Bolsa-Família
Efraim agradeceu o apoio dos senadores ao projeto de lei do Senado (PLS 262/06), de sua autoria, que inclui no Bolsa-Família o benefício natalino, equivalente a um 13º salário para os beneficiários do programa. O projeto foi aprovado na terça-feira (21) e seguiu para a apreciação da Câmara dos Deputados. Efraim disse que a aprovação teve grande repercussão na mídia nacional e informou ter recebido mensagens eletrônicas elogiando o projeto. Ele pediu o apoio dos deputados federais para que a matéria seja votada ainda este ano, para que possa ser efetivada a partir de 2007.
22/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim Morais: Luiz Viana Filho foi um marco na política e na academia
Dutra refuta acusações contra o PT
Zequinha refuta acusações de envolvimento com menores
Papaléo Paes refuta acusações sobre envolvimento com contrabando de urânio no Amapá
Mário Couto refuta acusação de corrupção e reclama do PT
Efraim Morais abre ordem do dia