Relatório sugere que assassinato de Celso Daniel tem ligação com esquema de arrecadação de propinas para o PT



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) sugere em seu relatório final da CPI dos Bingos que existem indícios de que o então prefeito de Santo André (SP), o petista Celso Daniel, foi assassinado, pois teria tentado se opor ao "caixa três" praticado por seus subalternos envolvendo recursos arrecadados com fraudes e propinas em contratos de transporte público na prefeitura do município paulista.

O esquema na Prefeitura de Santo André, afirma Garibaldi (respaldado pelo Ministério Público), era comandado por Ronan Maria Pinto, Klinger Luiz de Oliveira Souza e Sérgio Gomes da Silva (o Sombra), com a anuência do prefeito. Propinas eram cobradas das empresas de ônibus da cidade, continua Garibaldi, e "o dinheiro era repassado para uma caixinha do PT para financiar campanhas eleitorais". Celso Daniel teria sido seqüestrado e morto por ter descoberto que parte dos recursos era desviada para beneficiar os chefes do esquema e outras pessoas.

O relator também sugere ligação entre Sérgio Gomes e João Arcanjo Ribeiro, o "comendador" Arcanjo, empresário preso acusado de ser chefe do crime organizado no Mato Grosso (MT). Garibaldi afirma que o esquema em Santo André, durante cinco anos, gerou recursos da ordem de R$ 2 milhões contando apenas uma das empresas de ônibus envolvida. O total teria chegado a R$ 6 milhões, e "parte desse dinheiro teria sido destinada a campanhas políticas do PT".

Resume Garibaldi: "Celso Daniel acreditava que os fins justificavam os meios e, por isso, arrecadou dinheiro para o PT de forma ilegal num 'caixa dois'. Dinheiro que era levado por Gilberto Carvalho a José Dirceu e ao diretório em São Paulo. Foi morto porque tentou acabar com o 'caixa três', também alimentado por propinas de empresas que prestavam serviço para a prefeitura, desviado por outros três arrecadadores que trabalhavam sob seu comando: Ronan Maria Pinto, Sérgio Gomes da Silva e Klinger Luiz de Oliveira Souza".



08/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio diz que já tem 24 assinaturas para CPI sobre assassinato de Celso Daniel

Almeida Lima cobra apuração do assassinato de Celso Daniel

Cozinheira que teria presenciado trama do assassinato de Celso Daniel depõe nesta quarta-feira

Senadores retiram apoio para instalação de CPI com objetivo de investigar morte de Celso Daniel

Juiz quebra sigilo de Celso Daniel

José Nery registra que Operação Satiagraha descobriu ligação de Daniel Dantas com o 'mensalão'