Renan apóia regulamentação das centrais sindicais



O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira (3) que apoiará a regulamentação das centrais sindicais, motivo de medida provisória que será enviada ao Congresso Nacional no próximo dia 8. A afirmação de Renan foi feita a um grupo de representantes da Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Social Democracia Sindical (SDS), Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores e do representante do Ministério do Trabalho, Osvaldo Bargas.

De acordo com o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o grupo está buscando apoio entre os parlamentares para suavizar a resistência que o Congresso tem contra medidas provisórias, mas também reconhece que não existe unanimidade.

- Essa é uma coisa que estamos trabalhando. Ontem, nós conversamos com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, conversamos hoje com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e vamos ainda marcar uma conversa com os presidentes dos partidos.

João Carlos assinalou que essa regulamentação vai reconhecer a organização das centrais sindicais, que existem de fato mas não de direito. Outro ponto destacado pelo sindicalista é como será avaliada essa representação. As centrais seriam obrigadas a cumprir várias exigências e obedecer a determinados critérios de representatividade discutidos e estabelecidos por elas próprias. João Carlos explicou também que a regulamentação não livra os trabalhadores da contribuição obrigatória aos sindicatos nem lhes concede a liberdade de escolha.



03/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora regulamentação das centrais sindicais

Paim comemora regulamentação das centrais sindicais

Centrais sindicais pedem regulamentação da Convenção 151 antes de reunião da OIT em junho

Ideli destaca anúncio feito pelo governo de regulamentação das centrais sindicais

Renan recebe reivindicações de centrais sindicais

Renan recebe pauta de reinvindicações das centrais sindicais