Ideli destaca anúncio feito pelo governo de regulamentação das centrais sindicais



A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), registrou em plenário a edição de medida provisória, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com vistas à regulamentação das centrais sindicais brasileiras, em solenidade no Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira (8). Ideli anunciou também o envio, pelo presidente, ao Congresso Nacional, de projeto de lei propondo a regulamentação das cooperativas de trabalho. Na sua avaliação, a proposta visa eliminar "relações subumanas e condições precárias de trabalho" existentes entre os trabalhadores vinculados a essas entidades.

Ideli se disse satisfeita com a regulamentação das centrais sindicais, especialmente por seu passado de líder sindical à frente da Associação dos Professores Licenciados de Santa Catarina. Ideli destacou que essa regulamentação figura entre as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mas que poucos países a implementaram até agora.

CNRT

A líder petista anunciou ainda que, no mesmo ato, o presidente Lula tornou oficial o Conselho Nacional das Relações de Trabalho (CNRT), o que, segundo ela, é importante, na medida em que oficializa um espaço de negociação permanente entre empregadores e trabalhadores para solução de impasses nas relações de trabalho.

Ideli aproveitou a oportunidade para saudar a vitória do colega de partido Aloizio Mercadante (SP) nas prévias do Partido dos Trabalhadores em que foi escolhido o candidato ao governo de São Paulo.

- Sentiremos sua falta por conta da tarefa. Apesar de muito disputada, sua vitória foi merecida - assinalou.

08/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora regulamentação das centrais sindicais

Paim comemora regulamentação das centrais sindicais

Renan apóia regulamentação das centrais sindicais

Centrais sindicais pedem regulamentação da Convenção 151 antes de reunião da OIT em junho

Ideli: aumento da carga tributária foi feito pelo governo Fernando Henrique

Tião Viana confirma que regulamentação das centrais sindicais será votada nesta quinta-feira