Renan atende a Agripino e marca reunião de líderes para discutir votação do limite para precatórios



Atendendo a pedido feito da tribuna do Plenário pelo senador José Agripino (DEM-RN), o presidente do Senado, Renan Calheiros, agendará para a próxima semana uma reunião de líderes com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que além de líder do seu partido é relator das propostas de emenda à Constituição que estabelecem limite anual para o pagamento de precatórios de estados e municípios (PECs 1 e 23/03, 51/04, 11, 29 e 61/05 e 12/06). O objetivo é construir um acordo para que a matéria possa ser votada.

- Já houve uma reunião de líderes com o presidente Renan, há dois meses. Nela elencamos seis matérias prioritárias para serem votadas no primeiro semestre. A questão dos precatórios foi uma delas. Acertamos votar a limitação do pagamento anual de precatórios em 1,5% para os municípios e em 3% para os estados. Precisamos até aperfeiçoar a proposta, já que ela prevê que o percentual incida sobre o orçamento, quando o correto seria incidir sobre as receitas realizadas - afirmou José Agripino.

A PEC através da qual tentará ser buscado acordo para agilizar a votação é a 12/06. Ela foi apresentada por Renan Calheiros depois de acordo firmado, no início de 2006, entre o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, prefeitos e governadores, sobre como pagar os precatórios vencidos. Segundo Agripino, hoje alguns municípios chegam a ter até 25% de suas receitas seqüestradas sem sequer ter direito a apelação.

12/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan marca reunião de líderes para discutir teto parlamentar

Cancelada reunião de líderes para discutir votação de projeto dos 'royalties' na Câmara

Agripino propõe reunião de líderes para tratar da imagem do Senado

Renan se reúne com líderes partidários para discutir FPE

Renan pode reunir líderes para discutir veto

Subrelator marca reunião para discutir propostas sobre execução orçamentária