Agripino propõe reunião de líderes para tratar da imagem do Senado
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), defendeu, nesta quinta-feira (19), a apuração de responsabilidades nas irregularidades que vêm sendo denunciadas no Senado e a "exposição e condenação" dos culpados. Ele salientou que as denúncias têm atingido tanto a instituição Senado Federal quanto os senadores e seus currículos. O parlamentar propôs que os líderes partidários reúnam-se para tratar do assunto e levem sugestões ao presidente do Senado, José Sarney, sobre as formas de a instituição superar este momento difícil que atravessa.
- Nós damos a colaboração para que esta Casa se preserve e seja vista pela opinião pública como ela sempre foi vista: a Casa Revisora, composta por homens com vergonha na cara e que têm compromisso com o espírito público e com a sociedade. O resto é muita especulação e um momento muito ruim que estamos vivendo e que temos que superar juntos, somando idéias, assumindo compromissos e agindo com transparência - afirmou o senador.
José Agripino chamou a atenção para a importância de se definir a que os senadores têm direito e a que não têm. Ele citou como exemplo a polêmica que sempre cerca o uso da verba indenizatória, de R$ 15 mil, a que os senadores têm direito para cobrir despesas decorrentes do exercício do mandato.
Perguntando se o parlamentar pode ou não usar essa verba, Agripino disse que, se ela é legal, então é preciso que se acabe "com a história sobre quem é o campeão de gastos". Ele lamentou que os parlamentares sejam criticados por usarem uma verba a que têm direito. O senador citou, ainda, as passagens aéreas e os gastos médicos, lembrando que há limites para essas despesas e perguntou se os parlamentares podem ou não usar esses limites.
- Pode ou não pode? Tem que definir o que pode e o que não pode e, com transparência, as pessoas cumprirem aquilo que é permitido - disse o senador.19/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan anuncia reunião com líderes do Senado e da Câmara para tratar de vetos presidenciais
Renan atende a Agripino e marca reunião de líderes para discutir votação do limite para precatórios
ARRUDA PROPÕE REUNIÃO DE LÍDERES PARA TERÇA-FEIRA
Mercadante, Agripino e Casagrande consideram retrocesso líderes terem assessores nos estados pagos pelo Senado
Reunião de líderes define pauta do Senado
PRESIDENTE DO SENADO CONVOCA REUNIÃO DE LÍDERES