Renan atende Mães do Rio e pede urgência para aprovação de projeto de Sarney



O líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL), informou que recebeu em seu gabinete a visita de representantes do grupo carioca Mães do Rio, formado por mulheres que tiveram filhos e parentes mortos por armas de fogo. Elas querem ver aprovada, aqui no Senado, um projeto de lei do presidente José Sarney que prevê a criação de um fundo nacional para indenizar as vítimas da violência, informou Renan.

O senador lembrou que as maiores vítimas de armas de fogo são homens - para cada mulher de 15 a 24 anos assassinada a tiros no Rio de Janeiro, morrem 24 homens da mesma faixa etária. A média diária de mortes por arma de fogo no país é de cem pessoas.

- Mas não podemos esquecer que, por trás de cada homem morto, fica a dor de mulheres que sobrevivem: mães, mulheres, filhas, namoradas, avós, irmãs e amigas - disse Renan.

O líder do PMDB pediu urgência para a aprovação do projeto de José Sarney, já acatado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e enviado à Câmara dos Deputados. "O movimento Mães do Rio tinha 200 mulheres há um ano, todas mães e parentes de vítimas da violência policial. Hoje, elas são mais de 300", contou.

A líder do grupo, Euristéia de Azevedo, teve o filho William assassinado aos 24 anos por seguranças de uma casa noturna, nas proximidades do Estádio do Maracanã, em 1998. Renan citou ainda como exemplo positivo de combatividade a advogada Cristina Leonardo, defensora dos direitos humanos em casos como a exploração de mulheres brasileiras em Israel e a chacina de Vigário Geral, perpetrada por policiais. O senador disse que 80% dos cariocas são favoráveis à proibição total de armas de fogo no país, e que as mães têm papel fundamental nisso.



14/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bornhausen pede urgência na aprovação de projeto sobre fontes alternativas de energia

Aprovada urgência para projeto que atende reivindicação dos professores

Paulo Paim pede urgência para a aprovação do Estatuto do Idoso

Estado pede urgência para aprovação de plano de valorização dos funcionários da Educação

Inácio Arruda comemora aprovação de urgência para veto a projeto dos royalties

Tebet pede urgência na aprovação de nova Lei de Falências