Renan Calheiros denuncia cartel das empresas de fertilizantes



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (19), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fez apeloà Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que investiguem a formação de cartel por parte das grandes indústrias produtoras de fertilizantes no Brasil.

- É altamente desejável que esses órgãos encaminhem ao Senado informações sobre a participação de cada uma delas no mercado nacional, tendoem vista evidências de que elas estariam abusando de sua posição dominante no mercado de produção e comercialização - declarou o senador.

Renan ressaltou que essas empresas incorrem em infrações à ordem econômica tipificadas na Lei 8.884/94, entre as quais a de aumentar arbitrariamente os lucros e a de exercer, de forma abusiva, posição dominante.

- De acordo com estudos da Agroconsult, nos últimos sete anos, os fertilizantes tiveram alta acima de 380%, passandode noventa dólares a tonelada, na safra 2001/02, para quatrocentos e trinta e três dólares a tonelada, na safra 2008/09 - disse o parlamentar.

O mercado de fertilizantes movimenta mais de R$ 96 bilhões anuais e os agricultores acumulam os prejuízos da dependência de uma oferta quase que exclusiva dessas empresas, segundo Renan Calheiros. O Brasil, segundo o senador, importa 70% dos fertilizantes que consome, sendo o terceiro maior importador e o quarto maior consumidor mundial, atrás da China, da Índia e dos Estados Unidos.



19/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira diz que exploração potássio em MS dará impulso à agricultura e restringirá cartel de fertilizantes

Renan Calheiros diz que Regimento Interno deve ser respeitado em apuração de denúncia

Falta de crédito prejudica pequenas empresas, diz Renan Calheiros

Conselho de Ética arquiva denúncia de prática de tráfico de influência contra Renan Calheiros

Requião denuncia cartel formado pelas multinacionais de pneus no Brasil

Alvaro Dias denuncia oligopólio de fertilizantes no Brasil