Renan Calheiros: STF deliberar sobre doação a campanhas é invasão de competência



O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta quarta-feira (18) que o Supremo Tribunal Federal (STF) invade a competência legislativa do Congresso Nacional ao deliberar sobre doações de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais. O STF julga a questão ao analisar a ação da Ordem dos Advogados do Brasil, que pede a proibição de doações de empresas a campanhas. Renan Calheiros ressaltou que a função de legislar é do Congresso Nacional.

- Quem recebeu delegação do povo para legislar foi o Congresso Nacional, não o Supremo Tribunal Federal e não o Tribunal Superior Eleitoral. Só o Congresso pode fazer as leis. É importante que o Supremo saiba disso. Eu acho que é uma certa invasão, com a qual o Congresso Nacional não pode concordar - disse Renan.

Renan Calheiros também fez uma rápida avaliação dos trabalhos do Senado em 2013. Afirmou que o Congresso votou mais propostas do que no ano anterior e, “novamente, aprovou mais matérias iniciadas no próprio Parlamento, do que matérias dos outros Poderes”. Ressaltou ainda que o orçamento aprovado na madrugada desta quarta-feira (18) é de consenso.

- Aprová-lo por acordo significa dizer que ele contempla todos os segmentos da sociedade - afirmou.



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros anuncia doação de equipamentos hospitalares à rede pública

RENAN CALHEIROS PROPÕE DEBATE SOBRE ARMAS NA CCJ

Renan Calheiros recebe relatório do TSE sobre as últimas eleições

Renan Calheiros sobre Roberto Civita: 'Democrata por convicção'

RENAN CALHEIROS APRESENTA RELATÓRIO SOBRE ARMAS DE FOGO

'Prevaleceu a independência dos Poderes', afirma Renan Calheiros sobre decisão do STF