Renan comemora projeto que beneficia empregadas domésticas



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comemorou em Plenário, nesta quarta-feira (3), o anúncio feito pelo governo federal do envio ao Congresso Nacional, dentro dos próximos dias, de proposta de emenda à Constituição (PEC) que equipara os direitos trabalhistas dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores.

Alertando para a necessidade de inclusão dos trabalhadores domésticos no conjunto geral de direitos dos trabalhadores previstos no artigo 7º da Constituição, Renan lembrou que menos de 10% dos faxineiros diaristas contribuem para a Previdência Social, o que lhes dificulta o direito à aposentadoria.

Renan mencionou projeto de sua autoria, apresentado em 1996 ao Senado, que concedia às pessoas físicas o direito de deduzir de seus rendimentos tributáveis as despesas efetuadas com os trabalhadores domésticos.

- Eu fico muito satisfeito em conhecer essa proposta por um motivo, em especial. É que há muitos anos luto, aqui no Senado, para que as trabalhadoras domésticas tenham seus direitos reconhecidos - disse.

Renan observou ainda que, no caso de aprovação da emenda à Constituição, os domésticos passarão a ter direito a jornada de trabalho estabelecida em lei, hora-extra, adicional noturno, salário-família e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) obrigatório, o que não ocorre atualmente.



03/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan comemora aprovação de projeto que beneficia portadores de diabetes

Projetos que beneficiam empregadas domésticas são aprovados na CAS

CAS examina projetos que beneficiam empregadas domésticas

PEC das empregadas domésticas é primeiro item da pauta da CCJ

Senado aprova ampliação dos direitos das empregadas domésticas

Serys apresenta projetos em benefício das empregadas domésticas