CAS examina projetos que beneficiam empregadas domésticas



A primeira reunião do ano da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) acontece nesta quarta-feira (3) e poderá aprovar projetos de lei em benefício das empregadas domésticas. Entre os projetos da pauta, que contém 16 itens, está a proposta da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que visa reduzir a contribuição, tanto de empregados, quanto de empregadores domésticos, para 6% do salário de contribuição.

A proposta (PLS 161/09) também extingue o desconto do imposto de renda de parte da remuneração paga às domésticas. Porém, o relator da matéria, senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) apresentou emenda para permitir que os empregadores continuem com a isenção.

Cavalcanti ressaltou que o desconto favorece apenas os empregadores domésticos que declaram pelo Modelo Completo, normalmente, com maior renda. Esses, ressaltou, já contratam formalmente, mesmo sem o benefício. Em sua avaliação, a proposta poderá estimular os que declaram pelo Modelo Simplificado a formalizar os contratos com suas empregadas domésticas.

Ainda de acordo com o projeto, será instituído um Guia de Previdência Social Doméstica (GPSD), que identificará o empregado e o empregador doméstico, bem como a inscrição obrigatória de todos os empregadores domésticos no Cadastro Específico do Instituto Nacional do Seguro Social (CEI-INSS).

Outro projeto que consta da pauta da CAS é o PLS 160/09, também da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que dispõe sobre a definição da profissão de diarista. A matéria já recebeu parecer favorável do relator, senador Lobão Filho (PMDB-MA).

A reunião da CAS está marcada para as 11 horas, na sala 9 da ala Senador Alexandre Costa do Anexo II.



01/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projetos que beneficiam empregadas domésticas são aprovados na CAS

CAS aprova 15 projetos, incluindo dois que beneficiam empregadas domésticas

Serys apresenta projetos em benefício das empregadas domésticas

CE EXAMINA PROJETOS QUE BENEFICIAM CRIANÇAS

CE EXAMINA PROJETOS QUE BENEFICIAM CRIANÇAS

CRA examina projetos que beneficiam agricultores familiares