Renan comemora recuo da inflação devido a energia mais barata
O presidente do Senado, Renan Calheiros, comemorou o recuo da inflação em fevereiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou variação de 0,60% em fevereiro, recuando 0,26% em relação ao de janeiro. De acordo com IBGE, a redução na conta de luz foi a principal razão pela desaceleração dos preços.
No ano passado, o governo enviou ao Congresso a medida provisória 579/12, prevendo redução de encargos na conta de luz. O objetivo principal foi estimular o crescimento do país com a retomada, sobretudo, da atividade industrial, fortemente impactada pelo preço da energia. O texto aprovado pelo Congresso foi relatado pelo senador Renan Calheiros, que incluiu diversas sugestões, como a incorporação da indenização das concessionárias, cujos investimentos não estavam sendo amortizados.
Em Ouro Branco, municipio alagoano, onde participou da inauguração de uma agência do INSS, Renan comentou a queda da inflação.
- O alívio na conta da luz faz bem para o bolso do trabalhador e para as contas do governo, que tem de manter a inflação dentro da meta. Precisamos ter coragem e propor novas desonerações para ajudar o país na retomada do crescimento - afirmou o presidente do Senado.
08/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agricultura irrigada poderá ter energia mais barata
Irrigação poderá ter energia mais barata no Nordeste
Modicidade tarifária vai garantir energia mais barata, diz Lobão
Luz pode ficar mais barata com uso de fontes renováveis e leilões de energia, diz secretário
Aprovada MP com regras sobre energia mais barata para baixa renda
Geraldo Melo quer rápida aprovação de energia mais barata para carentes