Renan defende PEC que destina recursos à segurança pública



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) defendeu a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 60/05 na ordem do dia, para que a matéria seja votada pelo Plenário do Senado. Ao discursar nesta quinta-feira (4), ele lembrou que a proposta, de sua autoria, prevê a vinculação de recursos da União, de estados e municípios - durante cinco anos - a ações de segurança pública.

- Seria um grande golpe contra a criminalidade, que contribuiria para reduzir a violência no país - declarou o parlamentar.

Renan disse que a PEC, se aprovada, garantirá ao setor mais de R$ 1 bilhão a cada ano. Tais recursos, observou, seriam utilizados na compra de equipamentos, no treinamento de policiais, no aumento de efetivos, na reforma e na construção de presídios e em investimentos na inteligência policial preventiva, entre outros itens.

- Isso sai mais barato do que os 5% do Produto Interno Bruto que estamos queimando equivocadamente nessa escalada de violência - argumentou ele.

Ao fazer essa afirmação, o senador se referia à informação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de que "o custo da violência" no país, nos últimos anos, foi de 5% do PIB.



04/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa projeto que destina recursos do Fundo de Segurança Pública para assistência psicossocial a policiais

Renan volta a defender recursos vinculados para segurança pública

Renan Calheiros pede aprovação de PEC que vincula recursos para segurança pública

Renan defende mudança radical no sistema de segurança pública

Sérgio Cabral defende mais recursos para segurança pública no Rio de Janeiro

Senado vota MP que destina recursos para segurança dos portos brasileiros