Renan diz que consultará Mesa sobre processos dos acusados de envolvimento na Máfia das Ambulâncias



Minutos depois de o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar devolver os processos contra os três senadores acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou que ouvirá, em 24 horas, os integrantes da Mesa, para decidir o encaminhamento dessas acusações.

- Eu tenho um padrão de comportamento a seguir e o tenho seguido em todos os casos. Amanhã (quinta) mesmo, terei uma resposta para isso. Vou redigir agora ofício a cada um dos membros da Mesa que estão fora de Brasília, para que tenhamos uma resposta amanhã. O que fizemos foi queimar essa etapa, mandar esses processos para o conselho ad referendum da Mesa. Mas já que é preciso ouvir os integrantes da Mesa, vamos ouvi-los até amanhã - anunciou.

Ao chegar ao Senado, Renan ressalvou não ter visto, até então, a decisão do Conselho de Ética. Indagado se o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que integra a Mesa diretora e também foi citado pela revista Veja, como envolvido nessas irregularidades, será solicitado a opinar sobre esses processos, Renan voltou a dizer que nada está decidido.

- Vou decidir o critério e vou conversar com cada um da Mesa. Se ele se sente em condições de, com isenção, opinar, não sei. Não vi a denúncia. E não quero entrar nessa discussão caso a caso, não devo entrar. Tenho que conduzir esse processo com absoluta isenção - afirmou.

Nessa entrevista, Renan sublinhou que todo o seu propósito em mandar logo o relatório da CPI para o Conselho de Ética se amparou no propósito de agir com celeridade. "Mas, já que o Conselho pediu para ouvir a Mesa diretora, vou adotar a mesma linha, para que tenhamos uma resposta rápida, ouvindo todos os membros da Mesa em 24 horas e por escrito".

O presidente do Senado informou que três integrantes da direção do Senado estão em Brasília, enquanto os outros estão nos estados, o que não os impede de se manifestarem sobre esses processos em 24 horas. Com base no Regimento Interno da Casa, ele também explicou que as únicas instâncias que podem apresentar representação contra parlamentar junto ao Conselho de Ética são partidos políticos ou a Mesa.

- Eu mandei isso direto para o conselho como representação porque foi o que me foi proposto. Como o assunto era urgente, todo mundo estava esperando celeridade, queimar etapas.Meu propósito foi unicamente o de agilizar o processo. 



23/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys contesta acusação sobre envolvimento com "máfia das ambulâncias"

Suassuna apresentará defesa sobre denúncias de seu envolvimento com máfia das ambulâncias

Ex-ministros negam envolvimento com a "máfia das ambulâncias"

Divulgados nomes de 57 parlamentares suspeitos de envolvimento com a máfia das ambulâncias

Parlamentares suspeitos de envolvimento com a "máfia das ambulâncias" já foram notificados

Tuma abre investigação contra três senadores acusados de participação na "máfia das ambulâncias"