Renan promete esforço para aprovar lei de interesse dos jornalistas



O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu nesta quinta-feira (6) incluir na ordem do dia do Plenário o Projeto de Lei da Câmara 79/04, que altera o decreto que regulamenta o exercício da profissão de jornalista. O texto recebeu parecer favorável, com emendas, do senador Eduardo Azeredo ((PSDB-MG), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e precisa agora ser votado em Plenário.

Renan garantiu que se empenhará pela aprovação do projeto ao receber, em seu gabinete, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo Andrade, que, acompanhado de vários diretores dessa entidade, explicou a importância da modernização desse decreto para a categoria profissional.

Sérgio Murillo disse que a legislação em vigor não prevê a existência de novas funções profissionais, como a dos cinegrafistas, dos assessores de imprensa e a dos que editam imagens para portais de comunicação abrigados na internet. Para todas as profissões, disse ele, será exigido o diploma.

- Nós saímos de dez a doze funções, previstas na década de 60, e estamos listando nesse projeto vinte e três funções. Para todas as funções haverá diploma, o que é um pleito dos jornalistas de imagem. A Fenaj está atendendo a uma reivindicação antiga dos jornalistas de imagem, repórteres cinematográficos e fotógrafos, de que a exigência da formação universitária seja estendida para todas as funções nessa profissão.

Outro pleito levado pela Fenaj ao presidente do Senado diz respeito à definição do sistema de digitalização da transmissão dos sinais de rádio e televisão, que a federação entende deve ser uma discussão mais democrática.

- Não é uma decisão técnica nem econômica. É uma decisão política com enorme repercussão social. E nós achamos que a sociedade de um modo geral não está acompanhando esse debate, que está restrito a algumas áreas da burocracia do Executivo, a setores da engenharia de televisão e às empresas. A sociedade de um modo geral está marginalizada nessa discussão.

Sérgio Murillo disse que, mais que tempo para discutir esse assunto, a Fenaj quer processo democrático, ou seja, que todo órgão de representação da sociedade possa ser ouvido e intervir.

O terceiro pedido apresentado pela Fenaj a Renan Calheiros foi a reunião de esforços para que o poder público leve à frente projeto de construção de um monumento à liberdade de imprensa, a ser erguido próximo ao Memorial JK, em Brasília.



06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan promete apressar projetos de interesse dos municípios

Suassuna pede esforço dos parlamentares para aprovar orçamento

Valadares pede esforço conjunto no Congresso para aprovar reforma política

Lula pede esforço dos três Poderes para aprovar reforma no Código de Processo Penal

Vital promete a Collor votar convocações de Gurgel e jornalistas da Veja

Sarney promete apressar votação de projetos de interesse social