Renan recebe presidente do Senado alemão
O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quarta-feira (19) Stephan Weil, presidente do Conselho Federal da Alemanha, equivalente ao Senado brasileiro. Membro do Partido Social Democrata, Weil conversou com Renan Calheiros na sala de audiências e depois participou da sessão plenária, onde fez um breve pronunciamento para os senadores.
Participaram do encontro os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Eduardo Braga (PMDB-AM), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Waldemir Moka (PMDB-MS), Lídice da Mata (PSB-BA), Paulo Davim (PV-RN) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Os parlamentares brasileiros e alemães conversaram sobre as semelhanças e diferenças na política dos dois países e o papel dos parlamentos na solução dos conflitos comuns às democracias.
- A democracia permite as divergências. A coalizão no Brasil é uma das mais amplas do mundo o que nos exige um esforço maior - disse Renan ao explicar aos colegas alemães as competências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Renan Calheiros convidou Stephan Weil para o 5º Fórum de Presidentes de Parlamentos do G-20, marcado para agosto, em Brasília.
- Na Alemanha nós temos uma grande coalizão de governo. Mais de 80% dos congressistas são governistas, mas isso não significa que tudo é fácil e rápido. Também há controvérsias - explicou Weil, que se disse honrado com o convite de Renan para participar da sessão plenária.
Para dar as boas vindas durante a sessão plenária, Renan enfatizou os valores e princípios que norteiam os dois países como o estado de direito, democracia, direitos humanos e multilateralismo. Renan também lembrou a importância do comércio entre Brasil e Alemanha. Na saudação aos colegas, o parlamentar alemão disse que, assim como todo o mundo, a Alemanha tinha um grande respeito pelas conquistas sociais do povo brasileiro nos anos recentes.
- A minha visita tem o objetivo de fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha, que já podem ser consideradas, excelentes - afirmou.
Stephan Weil visitou o Senado acompanhado de parlamentares alemães e do secretário de Segurança Pública e Esporte de Niedersachsen, Boris Pistorius; do Diretor do Conselho Federal da Alemanha, Gerd Schmitt; e do Encarregado de Negócios da Embaixada da Alemanha no Brasil, ministro Caludius Fischbach.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado
19/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan e Chinaglia discutem reformas políticas com presidente alemão
Jader recebe presidente do Parlamento alemão
Renan Calheiros recebe presidente do Senado da Argentina
Renan recebe presidente do Senado da Polônia na terça
Renan recebe visita do presidente do TST
Renan recebe o presidente do Cazaquistão