Renan ressalta que tem colaborado para esclarecer os fatos



O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou na manhã desta sexta-feira (24), em Plenário, que seu comparecimento espontâneo a uma reunião com integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, no gabinete do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), presidente do colegiado, foi uma demonstração do seu interesse em elucidar os fatos relacionados às denúncias contra ele.

- Com esse gesto ao qual não estava obrigado, abreviei, em muito, o prazo de dez dias que teria para impugnar, se entendesse necessário - e não é necessário -, o laudo técnico da Polícia Federal - ressaltou.

O presidente do Senado afirmou que, agindo assim, manteve a prática que vem adotando ao longo desse processo: de tratar com transparência o caso, seja entregando documento sem ser solicitado a fazê-lo, seja voluntariamente abrindo todos osseus sigilos ou pedindo ao procurador-geral da República que o Ministério Público o investigue.

De acordo com Renan, por quase duas horas na noite desta quinta-feira (23) ele prestou, no gabinete de Quintanilha, esclarecimentos sobre o que chamou de artificiais acusações que enfrenta e que, em sua opinião, tentam transformar numa crise político-institucional um processo exclusivo de Vara de Família. Como ex-ministro da Justiça, disse que conhece de perto a seriedade, a isenção e a competência da Polícia Federal, que realizou perícia sobre vários documentos por ele arrolados em sua defesa.

- Com isso, colaboro para que a verdade se torne visível e trato com especial deferência não apenas o Conselho de Ética, mas também os senadores, as senadoras e a própria instituição que tenho a honra, o prazer e o privilégio de presidir - enfatizou.

Para Renan, o procedimento a que está submetido, sem abalar as instituições e oportunizando o pleno direito de defesa, somente seria possível no regime democrático e, por isso, homenageou a democracia. Ele disse ser, por convicção, um democrata.

- Acredito mesmo na democracia, compreendo o papel da democracia e sempre lutei por ela, até mesmo quando me sinto vítima de seus excessos. E entendo que o antídoto para os eventuais excessos da democracia está exatamente em mais democracia - ressaltou o presidente do Senado.



24/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader quer esclarecer fatos com amplo direito de defesa

Agripino afirma que somente uma CPI poderá esclarecer os fatos ligados a Waldomiro

Renan: PMDB aprovará tudo o que for preciso para esclarecer denúncias

Depoimento é última oportunidade para Renan esclarecer dúvidas, diz Casagrande

Corregedor ouve empresário goiano para esclarecer denúncias contra Renan

Corregedor vai convidar João Lyra para esclarecer denúncias contra Renan