Representante do Inmetro pede parceria do consumidor para combater acidentes de consumo
O representante do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Fernando Antonio Leite Goulart, afirmou, nesta segunda-feira, que é fundamental a parceria do consumidor denunciando os acidentes de consumo – danos físicos a usuário ou a terceiros, causados por um produto ou serviço prestado. Em sua opinião, sem a colaboração do consumidor não há eficácia e eficiência no combate ao problema.
Ele participa da audiência pública para debater o “Direito do Consumidor: o consumo seguro e saúde”, como parte integrante das ações da Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fernando Goulart acrescentou que um dos casos mais recentes de acidentes de consumo foram os problemas com as próteses mamárias. Ele explicou que após os requisitos estabelecidos pela Agência, o Inmetro poderá este ano certificar as próteses, garantindo melhor qualidade para as usuárias.
- Não basta regulamentar, temos um país enorme, precisamos que o consumidor exerça sua cidadania, só podemos regulamentar se soubermos dos problemas – ressaltou o representante do Inmetro.
O debate é promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Mais informações a seguir
07/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geovani Borges pede mais ações para combater consumo de drogas entre crianças e jovens
Segundo representante de seguradora, 65% das indenizações são para acidentes com motos
Inmetro oferece curso gratuito de consumo sustentável
Representante da Venezuela prega união para combater a pobreza
Representante da OMS defende aumento de preço do cigarro para desestimular o consumo
Inmetro e comissão de segurança de produtos dos EUA firmam parceria