Requerimento da CPI dos "sanguessugas" será lido nesta quarta-feira em sessão do Congresso
O Senado e a Câmara dos Deputados se reunirão nesta quarta-feira (14), a partir das 13h, em sessão conjunta do Congresso Nacional, para a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará denúncias de irregularidades no uso de recursos do Orçamento para a compra superfaturada de ambulâncias, segundo informou nesta terça-feira (13) o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Proposta pelo PPS, pelo PV e pelo PSOL, a CPI dos sanguessugas seguirá o rito normal de criação e instalação, também de acordo com Renan. Depois da leitura do requerimento, se não for apresentada questão de ordem para impugná-lo, a comissão será automaticamente criada, bastando para isso a publicação do requerimento no Diário do Congresso do dia seguinte.
O passo seguinte será a indicação dos integrantes da CPI Mista pelos líderes partidários do Senado e da Câmara, respeitando-se o critério de proporcionalidade, em atendimento a ofício do presidente do Congresso. Indicados os líderes, o presidente do Congresso designará os membros da CPI, abrindo o caminho para a primeira reunião da comissão, na qual deverão ser eleitos o presidente e o relator, respeitando-se a alternância entre partidos e entre as duas Casas.
Em entrevista nesta terça-feira, Renan observou que, embora este seja um ano de eleições, o trabalho de investigação da CPI deverá ser facilitado, porque o Ministério Público e a Polícia Federal já estão investigando a compra de ambulâncias superfaturadas há mais de dois anos. O requerimentopropõe que a CPI funcione por 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
13/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi: requerimento de criação da CPI mista será lido nesta quarta-feira
Pedido de criação da CPI dos "sanguessugas" será lido nesta quarta
Sessão do Congresso é suspensa e será retomada nesta quarta-feira
Relatório sobre Jader será lido nesta quarta-feira
Requerimento que cria CPMI pode ser lido quarta-feira
Requerimento para CPI do MST será lido nesta manhã, diz Sarney