Requerimento de Jader já está com relator



O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Bernardo Cabral (PFL-AM), encaminhou nesta quarta-feira (dia 9) ao senador Francelino Pereira (PFL-MG), que atuará como relator, o requerimento do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), no qual o presidente do Senado pede para que o Supremo Tribunal Federal (STF) seja autorizado antecipadamente a processá-lo, caso o procurador-geral da República venha a formalizar contra ele qualquer denúncia. O requerimento obteve esta semana aprovação simbólica do plenário do Senado, mas requer parecer da CCJ sobre o seu mérito.

Ao justificar sua iniciativa na elaboração do requerimento, na semana passada, o presidente do Senado disse considerar "um absurdo" que jornais o incriminem insistentemente, sem que haja contra ele um só processo instaurado.

A CCJ também decidiu ontem adiar, por sugestão do senador Pedro Simon (PMDB-RS), a votação do projeto de lei de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que muda as regras do processo eleitoral, principalmente as relativas a prazos dispostos na Lei Eleitoral (nº 9504/97).

Simon se disse assustado com as mudanças propostas, principalmente no que dizia respeito à redução, em dez minutos, no horário eleitoral gratuito que os partidos dispõem no rádio e na TV. O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), que também discorda da redução do tempo disponível no rádio e na televisão para os partidos, apresentou emenda ao projeto, que deve ser votado na próxima reunião da CCJ.

09/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader mantém assinatura em requerimento da CPI

Enviado à CCJ requerimento de Jader que autoriza STF a processá-lo

Dutra comunica entrega formal de requerimento da CPI a Jader

Dutra aplaude decisão de Jader de assinar requerimento de CPI

CCJ analisa requerimento que pretende garantir ampla defesa de Jader

Senado vota requerimento de Jader abrindo mão da imunidade parlamentar